No encontro realizado pela Setur-SP ficou previsto que o primeiro mutirão de empregos acontecerá na capital paulista ainda este ano, em parceria com entidade sindical
Em parceria com a União Geral dos Trabalhadores (UGT-SP), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) realizou, ontem (18), um encontro de alinhamento. Na ocasião, a missão foi organizar e viabilizar a oferta de empregos no turismo paulista. Além de fomentar ações que estimulem a qualificação profissional, o aumento de salários e a produtividade no setor.
Nesse sentido, a reunião aconteceu na sede da UGT, em São Paulo, e teve a presença do presidente da entidade, Ricardo Patah. Ele considerou o encontro histórico pela relevância do setor e a tendência de crescimento. Pois o turismo é o terceiro em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil.
Por sua vez, o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, sugeriu a criação de um fórum permanente de empregos em uma parceria da Setur-SP com a UGT. Assim, o próximo passo é definir a data do primeiro mutirão de empregos, que deve ocorrer ainda neste ano. A UGT já cadastrou mais de 300 vagas relacionadas ao turismo e reuniu cerca de 15 mil currículos.
Veja também as mais lidas do DT
Ainda no encontro, estiveram presentes representantes de empresas, associações e entidades de classe como o Sinthoresp, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Assemelhados de São Paulo e Região.
A importância e o crescimento do Turismo em SP
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo será o maior gerador de empregos do mundo na próxima década, sendo responsável por 30% dos postos de trabalho.
Além disso, com a retomada do turismo, já foram criados 55.744 empregos diretos no setor em 2022 no Estado, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E a expectativa é de que o ano feche com mais de 80 mil empregos formais, o que representa um aumento de 25% em relação ao início do ano.
No entanto, o setor enfrenta dificuldades para encontrar profissionais. Desse modo, muitas empresas estão com vagas abertas que não conseguem ser preenchidas. E o mutirão com a UGT visa exatamente aproximar profissionais e empresas para preencher essas vagas em aberto e ajudar no desenvolvimento do setor.
Ainda é válido ressaltar que a retomada do turismo já supera em diversos aspectos o período pré-pandemia. Sendo assim, a movimentação do turismo de SP este ano terá crescimento de 1,3% na comparação com 2019, segundo projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur.
E além da geração de empregos, o crescimento se reflete também na abertura de novas empresas do setor. Uma vez que o saldo do primeiro semestre de 2022 é de quase 3 mil novas empresas.
A Setur-SP conta com diversos programas de capacitação profissional, como a Plataforma EAD em Turismo. Essa é uma iniciativa que reúne aulas online para gestores públicos e profissionais da cadeia produtiva do turismo.
É importante dizer que a iniciativa faz parte do Programa de Valorização das Instâncias de Governança Regional. E ela oferece mais de 480 videoaulas, administradas por professores especialistas e relatos de boas práticas de empresários do setor.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.