Raul Jose Vargas, CEO da Sky Airline, disse ao DIÁRIO DO TURISMO que sonho da companhia aérea é se tornar a low cost favorita da América Latina
POR ZAQUEU RODRIGUES
A Sky Airline, companhia aérea low cost chilena que vivencia um momento de expansão, inaugurou na última terça-feira (4) uma rota direta entre São Paulo e Lima, no Peru. São 4 voos semanais entre os aeroportos Internacional de Guarulhos (GRU) e Internacional Jorge Chávez (LIM).
A nova rota da Sky Airline conectando duas grandes metrópoles latinas foi celebrada com um coquetel realizado pela companhia aérea em parceria com o Consulado Geral do Peru no Brasil e a Promperú, entidade governamental de promoção do Peru.
Veja também as mais lidas do DT
A confraternização teve como palco o restaurante peruano Ama.zo, no bairro Campos Elíseos, no centro de São Paulo, e reuniu autoridades do Brasil e Peru, agentes de viagens e operadores, influencers e imprensa especializada em turismo.
Estavam presentes o secretário estadual de Viagens e Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena; a diretora de turismo da cidade de São Paulo, Victoria de Paula; a diretora da Promperú no Brasil, Milagros Ochoa; o Cônsul Geral do Peru no Brasil, Luis Armando; e o CEO da Sky Airline, Raul Jose Vargas.
O CEO da Sky Airline disse que a rota São Paulo-Lima representa a concretização de um sonho. “Estamos inaugurando o sexto destino internacional da Sky pela base do Peru, completando a rede de Santiago para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis. Seguimos sonhando em ser a companhia aérea low cost favorita da América Latina”.
Fortalecer intercâmbio
A projeção de Raul Vargas é que o número de voos aumente gradativamente, o que é visto como natural em função dos interesses mútuos entre os dois países. O CEO da Sky Airline diz que a ampliação de voos fortalece os intercâmbios econômico, cultural e gastronômico entre Brasil e Peru.
“A Sky Airline é a segunda companhia aérea mais importante no Chile e no Peru. Hoje voamos 16 destinos dentro do Peru e 16 destinos dentro do Chile. São Paulo é o sexto destino internacional. O crescimento da frota irá nos permitir voar por toda a América Latina”, dimensiona Raul.
Mais conectividade
Especialista em promoção internacional, a Diretora da Promperú no Brasil, Milagros Ochoa, observa que uma das grandes vantagens da nova rota é o acesso do viajante a uma ampla conectividade doméstica dentro do Peru. “Para agentes de viagens e operadores que desenvolvem os roteiros, é fácil fazer a conectividade”.
O voo direto entre São Paulo e Lima abre uma dimensão inédita para os dois países, sublinha o Cônsul Geral do Peru no Brasil, Luis Armando. “É extraordinário que a Sky esteja fazendo essa função integradora entre os dois países por meio do turismo. É um trabalho muito importante tanto para o Peru quanto para o Brasil”.
A diretora de turismo da cidade de São Paulo, Victoria de Paula, no evento representando o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho, destacou o potencial turístico dos dois países e disse que a cidade trabalha em parceria com o estado para ampliar tanto a promoção de São Paulo como ampliar o receptivo.
São Paulo
“A gente entende a potência dessa cidade e como o turismo é fundamental. Evento como este é muito importante e mostra que a demanda está crescendo. Estamos disponíveis para fazer o que há de melhor para receber e promover a cidade. Que o número de voos entre São Paulo e Lima passe de 4 para 8, para doze. Contem com a secretaria municipal de turismo”.
Para Roberto de Lucena, secretário estadual de Viagens e Turismo de São Paulo, a nova rota entre Brasil e Peru representa um momento de felicidade para o turismo de ambos os países. “Eu comemoro com essa iniciativa fantástica da Sky de criar essa nova ponte direta entre São Paulo e Peru. Vai aumentar muito fluxo turístico entre São Paulo e Peru e Peru e São Paulo. Eu tenho a certeza de que, em pouco tempo, terão que aumentar o número de voos, pois é um empreendimento de sucesso”.
Horários
A companhia de baixo de custo oferece 4 voos semanais de ambos os lados e com duração aproximada de 5h25. De São Paulo, as partidas acontecem às segundas, quartas, sextas e domingos – saída às 4h50 e chegada às 8h15.
Da capital peruana, as partidas acontecem às segundas-feiras, com saída às 23h40 e chegada às 06h35 e saída à 0h20 e chegada às 7h15, e às quintas-feiras e aos sábados, com saída à 0h20 e chegada às 7h15.
Até 7 de julho, os preços estão a partir de R$1.277 (ida e volta, com taxas). Com mais de 20 anos no mercado, está presente em oito países das Américas.
Atualmente, é a única companhia do setor em nível mundial que conta com uma frota 100% composta por Airbus A320 e A321 NEO, modelos mais rápidos, leves e ecológicos.