Autistas com idades acima de seis anos e um acompanhante responsável pagam apenas meia entrada
O Skyglass Canela, que desde agosto de 2022 tem o selo “Amigo do Autista” com a qualificação de quatro profissionais, deu mais um importante passo no quesito inclusão, conquistando o certificado “Empresa Amiga do Autista” em outubro de 2024. Toda a equipe de colaboradores participou de um curso ministrado por Rodrigo Silva e Amanda Ribeiro, da empresa Incluir Treinamentos, e agora está totalmente capacitada para realizar atendimento personalizado às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus acompanhantes, quando necessário, proporcionando aos visitantes uma experiência acolhedora.
Durante 5 horas, 22 colaboradores aprenderam sobre as características e comportamentos comuns do TEA, técnicas para se comunicar de forma mais eficaz, como intervir e apoiar em situações específicas que possam surgir, além de como ajustar os ambientes tornando-os confortáveis e acessíveis para um atendimento de excelência. Entre os conteúdos compartilhados, os professores destacaram que os autistas têm direitos que precisam ser respeitados e as empresas devem se comprometer a conhecê-los, treinar seus colaboradores e se adaptar a essas necessidades, assim como se preocupam com acessibilidade, como rampas, banheiros adaptados e elevadores.
Veja também as mais lidas do DT
Ao final da capacitação, após a realização de um quiz de avaliação, os colaboradores receberam o Selo de Profissional Amigo do Autista, e o Skyglass Canela conquistou o Selo de Empresa Amiga do Autista, que tem validade de um ano, ficando com o compromisso de manter 85% dos colaboradores capacitados, além de cumprir algumas exigências relacionadas à acessibilidade e inclusão. A renovação do selo é anual e realizada por uma entidade acreditadora por meio de auditoria.
“Não é sobre oferecer as mesmas opções para todos, mas sim garantir a alternativa perfeita para cada necessidade. Por isso, nós pensamos em proporcionar a melhor experiência possível para nossos visitantes, levando em consideração suas individualidades. A nossa equipe tem em seu DNA a inclusão e promove um atendimento especial às pessoas que necessitam de cuidados, que tenham mobilidade reduzida ou alguma deficiência. Agora, com esse selo, foi a vez de reafirmar o nosso trabalho para receber o autista e compreender qual nível de suporte e como lidar com apoio preciso aos familiares, em caso de ocorrência de alguma situação de crise”, comenta Alex Bonareti, diretor do Skyglass Canela.
O parque conta também com uma série de benefícios para indivíduos com TEA. Os autistas com idades acima de seis anos pagam apenas meia entrada e um acompanhante responsável têm direito à mesma condição na compra de ingresso. Para obtenção do desconto basta apenas apresentar na bilheteria um laudo e nesse momento indicar se precisa ou não do acompanhamento especial.