domingo, maio 18, 2025
InícioBlog do DiárioSolenidade de abertura do 30º Festuris Gramado premiou os...

Solenidade de abertura do 30º Festuris Gramado premiou os “Amigos do Festuris” (Veja imagens em 360º)

Emoção, lágrimas e discursos cheios de franqueza marcaram evento de abertura que contou com a presença do ministro do Turismo, Vinícius Lummertz e de importantes nomes do turismo no País

Por Hugo Massahiro Okada, repórter freelancer do Diário do Turismo

Gramado (RS) – O evento que marcou o início dos trabalhos da 30ª edição do Festuris Gramado, realizado nesta quinta-feira (8) no Palácio dos Festivais, também foi palco da entrega do prêmio “Amigos do Festuris”, oferecido pela organização do evento aos principais parceiros e apoiadores da maior feira de negócios de turismo da região Sul do Brasil.

Foram agraciados com o prêmio: Jandir Lecini (Campo Bom-RS); João Jacob Mohl (Curitiba-PR); Roberto Wagner (São Paulo-SP); Marcelo Kaiser (São Paulo-SP); Carlos Augusto Nascimento (São Paulo-SP); Ingrid Davidovich (São Paulo-SP); Ramón Bahamonde (Chile); Jorge Almeida (Portugal); Margarete Lucca (Canela-RS); Ricardo Acosta (Peru); Juani Quevedo (Paraguai) e Zanis Coelho (Gramado-RS).

Entre os convidados que ocuparam uma cadeira no palco de cerimônia, estiveram presentes João Alfredo Bertolucci, prefeito municipal de Gramado; Vítor Hugo, secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul; Lilian Kechichian, ministra do Turismo do Uruguai; Alexandre Sampaio (CNC); Guilherme Paulus (CVC); Michel Tuma Ness (Fenactur); Geraldo Rocha, presidente da Abav Nacional; Vinicius Lummertz; ministro do Turismo; os anfitriões Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Vinícius Rossi, entre outros.

Três décadas de história

Na sua fala,a organizadora do Festuris, Marta Rossi emocionou a platéia contando um pouco da trajetória do evento que chega a sua 30ª edição em 2018. Marta também falou sobre a importância em se dar atenção às tendências do mercado, que sempre se renova e se reinventa para melhor atender os seus consumidores. Sob o mote “Turismo e Negócios Sempre Viajam Juntos”, o início da nova edição do evento foi oficializada. Neste ano, segundo Marta, a área de conteúdo recebeu atenção especial: serão mais de cem palestrantes divididos entre o Meeting Festuris, Fórum e salas de conteúdo.

A presidente do grupo Zorzanello, Marta Rossi (Foto: Eric Afonso)

“Chegamos aos trinta e a sensação que se tem é que esse tempo teve a mesma duração de um filme. Este foi um ano especial para nós. Todos os dias recebemos algum tipo de carinho por parte de protagonistas dessa história. Cartazes e muitas outras lembranças. As pessoas que passam por aqui não apenas passam, mas levam sempre algo deste evento. Aqui nasceram entidades da classe, empreendedores e até casamentos foram celebrados a partir de Gramado. Estamos inclusive lançando o espaço weeding 2019 com o casamento de dois agentes de viagens a se realizar amanhã (9) durante a nossa feira. Somos comprometidos com o que fazemos e garantimos resultados aos nossos investidores mas também semeamos o bem querer”, enfatizou Marta.

Lummertz: “Temos que voltar a acreditar no sonho brasileiro”

“Éramos uma alternativa ao sonho americano. Muitos estrangeiros vieram para cá e hoje é triste constatar que cerca de 62% de pessoas relativamente jovens estão com planos de deixar o País, fazendo o caminho inverso. Não podemos deixar isso acontecer. Temos de voltar a acreditar no sonho brasileiro”, afirmou o ministro ao tomar a palavra.

Em seguida, Lummertz destacou os atrativos do destino Gramado, enfatizando que “aqui o turista encontra inclusive o que encontra lá fora que é a liberdade de ir e vir, de poder andar livremente pelas ruas. Caminhar em Gramado é uma aula de turismo como negócio e como libertação, aqui se serve e é servido”. Para Lummertz, a segurança é um dos itens o qual o viajante mais valoriza.

“Mesmo em países europeus como a França, a liberdade é posta em primeiro lugar antes da igualdade e da  fraternidade. E o turismo sempre pediu liberdade para trabalhar. Hoje, falando ao telefone com uma pessoa da transição, ela me disse: ‘trabalhei anos no Palácio do Planalto e o Turismo sempre esteve presente e tudo o que sempre pediram era que tirassem o estado da frente para terem mais liberdade para trabalhar. Liberdade é o que nós queremos para trabalhar, produzir e termos o ambiente que torne isso possível de ser feito”, disse o ministro.

Ao final da solenidade foi oferecido um coquetel para todos os presentes.

O DIÁRIO DO TURISMO é media partner do 30º Festuris Gramado e viaja a convite da organização do evento.

 

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque