Solenidade de abertura do 30º Festuris Gramado premiou os “Amigos do Festuris” (Veja imagens em 360º)

Continua depois da publicidade

Emoção, lágrimas e discursos cheios de franqueza marcaram evento de abertura que contou com a presença do ministro do Turismo, Vinícius Lummertz e de importantes nomes do turismo no País

Por Hugo Massahiro Okada, repórter freelancer do Diário do Turismo

Gramado (RS) – O evento que marcou o início dos trabalhos da 30ª edição do Festuris Gramado, realizado nesta quinta-feira (8) no Palácio dos Festivais, também foi palco da entrega do prêmio “Amigos do Festuris”, oferecido pela organização do evento aos principais parceiros e apoiadores da maior feira de negócios de turismo da região Sul do Brasil.

Foram agraciados com o prêmio: Jandir Lecini (Campo Bom-RS); João Jacob Mohl (Curitiba-PR); Roberto Wagner (São Paulo-SP); Marcelo Kaiser (São Paulo-SP); Carlos Augusto Nascimento (São Paulo-SP); Ingrid Davidovich (São Paulo-SP); Ramón Bahamonde (Chile); Jorge Almeida (Portugal); Margarete Lucca (Canela-RS); Ricardo Acosta (Peru); Juani Quevedo (Paraguai) e Zanis Coelho (Gramado-RS).

Entre os convidados que ocuparam uma cadeira no palco de cerimônia, estiveram presentes João Alfredo Bertolucci, prefeito municipal de Gramado; Vítor Hugo, secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul; Lilian Kechichian, ministra do Turismo do Uruguai; Alexandre Sampaio (CNC); Guilherme Paulus (CVC); Michel Tuma Ness (Fenactur); Geraldo Rocha, presidente da Abav Nacional; Vinicius Lummertz; ministro do Turismo; os anfitriões Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Vinícius Rossi, entre outros.

Veja também as mais lidas do DT

Três décadas de história

Na sua fala,a organizadora do Festuris, Marta Rossi emocionou a platéia contando um pouco da trajetória do evento que chega a sua 30ª edição em 2018. Marta também falou sobre a importância em se dar atenção às tendências do mercado, que sempre se renova e se reinventa para melhor atender os seus consumidores. Sob o mote “Turismo e Negócios Sempre Viajam Juntos”, o início da nova edição do evento foi oficializada. Neste ano, segundo Marta, a área de conteúdo recebeu atenção especial: serão mais de cem palestrantes divididos entre o Meeting Festuris, Fórum e salas de conteúdo.

A presidente do grupo Zorzanello, Marta Rossi (Foto: Eric Afonso)

“Chegamos aos trinta e a sensação que se tem é que esse tempo teve a mesma duração de um filme. Este foi um ano especial para nós. Todos os dias recebemos algum tipo de carinho por parte de protagonistas dessa história. Cartazes e muitas outras lembranças. As pessoas que passam por aqui não apenas passam, mas levam sempre algo deste evento. Aqui nasceram entidades da classe, empreendedores e até casamentos foram celebrados a partir de Gramado. Estamos inclusive lançando o espaço weeding 2019 com o casamento de dois agentes de viagens a se realizar amanhã (9) durante a nossa feira. Somos comprometidos com o que fazemos e garantimos resultados aos nossos investidores mas também semeamos o bem querer”, enfatizou Marta.

Lummertz: “Temos que voltar a acreditar no sonho brasileiro”

“Éramos uma alternativa ao sonho americano. Muitos estrangeiros vieram para cá e hoje é triste constatar que cerca de 62% de pessoas relativamente jovens estão com planos de deixar o País, fazendo o caminho inverso. Não podemos deixar isso acontecer. Temos de voltar a acreditar no sonho brasileiro”, afirmou o ministro ao tomar a palavra.

Em seguida, Lummertz destacou os atrativos do destino Gramado, enfatizando que “aqui o turista encontra inclusive o que encontra lá fora que é a liberdade de ir e vir, de poder andar livremente pelas ruas. Caminhar em Gramado é uma aula de turismo como negócio e como libertação, aqui se serve e é servido”. Para Lummertz, a segurança é um dos itens o qual o viajante mais valoriza.

“Mesmo em países europeus como a França, a liberdade é posta em primeiro lugar antes da igualdade e da  fraternidade. E o turismo sempre pediu liberdade para trabalhar. Hoje, falando ao telefone com uma pessoa da transição, ela me disse: ‘trabalhei anos no Palácio do Planalto e o Turismo sempre esteve presente e tudo o que sempre pediram era que tirassem o estado da frente para terem mais liberdade para trabalhar. Liberdade é o que nós queremos para trabalhar, produzir e termos o ambiente que torne isso possível de ser feito”, disse o ministro.

Ao final da solenidade foi oferecido um coquetel para todos os presentes.

O DIÁRIO DO TURISMO é media partner do 30º Festuris Gramado e viaja a convite da organização do evento.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade