Solidariedade e retomada do turismo gaúcho marcam abertura do 36º Festuris 2024

Continua depois da publicidade

GRAMADO – A 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado – foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira (7), em cerimônia realizada no Palácio dos Festivais, marcada por homenagens e profunda gratidão.

POR ROBERTO MAIA, especial para o DT

O evento destacou o apoio nacional ao povo do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello, organizadora do evento, resumiu o sentimento: “Gratidão! O Rio Grande do Sul está de pé!”

Veja também as mais lidas do DT

Marta Rossi, empresária, fundadora e criadora do Festuris em Gramado/RS, e Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi e Zorzanello Feiras e Eventos, que organiza o Festuris - Foto: Rafael Cavalli
Marta Rossi, empresária, fundadora e criadora do Festuris em Gramado/RS, e Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi e Zorzanello Feiras e Eventos, que organiza o Festuris – Foto: Rafael Cavalli

A abertura contou com uma apresentação do balé folclórico da República Dominicana, país parceiro oficial do Festuris 2024, e reuniu autoridades e lideranças do setor turístico, incluindo Nestor Tissot, prefeito de Gramado; Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, representando o governador Eduardo Leite; Roberto Henriques, vice-ministro do Turismo da República Dominicana; Bibo Nunes, deputado federal representando o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira; Silvana Covatti, deputada estadual do RS; Bárbara Sá, representando o ministro do Turismo, Celso Sabino; Milton Zuanazi; Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional; Marina Figueiredo, presidente executiva das Braztoa; Jurema Monteiro, presidente da Abear; Alexandra Sampaio, presidente da FBHA; Carla Patrícia, vice-presidente da GOL; Lídia Monteiro, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal; João Augusto Machado, presidente da Abav do RS; e Aldo Siviero, presidente da Fenactur.

Plateia no primeiro dia do Festuris 2024 - Foto: Rafael Cavalli
Plateia no primeiro dia do Festuris 2024 – Foto: Rafael Cavalli

Homenagem aos “Amigos do Festuris”

A cerimônia também prestou homenagens aos novos “Amigos do Festuris”, título dado a profissionais que contribuíram significativamente para o fortalecimento do evento. Entre os homenageados deste ano estão Carlos Prado, do Grupo Tour House; Denise Holleben, secretária de Turismo de Bento Gonçalves; Fernanda Stumer, da Turistur Turismo; Geninho Góes, da BNT Mercosul; Lizandra Pajak, da Aviareps; Luis Carlos Silveira, do Kurotel Clínica SPA Médico; Naldo Góes, da Conecta; Rosana Aguiar, da New Age Tour; Toni Sando, da Unedestinos; e Vinícius Lummertz, da LG17 e Grupo Wish. Essas personalidades foram reconhecidas por sua dedicação ao desenvolvimento do turismo no Brasil.

Autoridades do Turismo na cerimônia de abertura do Festuris 2024 - Foto: Rafael Cavalli
Autoridades do Turismo na cerimônia de abertura do Festuris 2024 – Foto: Rafael Cavalli

Crescimento e retomada do turismo gaúcho

Marta Rossi emocionou o público ao relembrar a devastação causada pelas enchentes e o apoio recebido do país, destacando a força do povo gaúcho e do setor turístico estadual. Ela comemorou o crescimento de 9% do Festuris em relação a 2023, mesmo após os desafios climáticos enfrentados. “Durante a tragédia, garantimos que faríamos o Festuris e estamos cumprindo esse propósito. Agradecemos aos 54 destinos internacionais presentes. O mundo turístico está em Gramado, no Rio Grande do Sul”, declarou.

Autoridades do Turismo na cerimônia de abertura do Festuris 2024 - Foto: Rafael Cavalli
Autoridades do Turismo na cerimônia de abertura do Festuris 2024 – Foto: Rafael Cavalli

Reimaginando o Amanhã

Eduardo Zorzanello, sócio de Marta e também diretor da Rossi & Zorzanello, abordou as metas alcançadas pelo Festuris 2024, que trouxe novas parcerias e expositores ao evento. Ele destacou o papel crescente da mulher no turismo, tema também abordado por Marta, e ressaltou a relevância do ESG (ambiental, social e governança) na condução do evento. Zorzanello mencionou ainda a retomada do aeroporto de Canela, que no futuro poderá receber voos de médio porte, favorecendo o turismo na região. “O governador Eduardo Leite abrirá a jornada de negócios do Festuris. Teremos sete palcos de conteúdo e o Meeting Festuris, com o foco em turismo esportivo, com a presença do tetracampeão mundial Denilson”, disse.

Perspectivas para 2025

Para encerrar, Marta Rossi reforçou a importância do Festuris como uma plataforma de experiências e conexões no turismo global, destacando a presença de 134 compradores de oito países. Em suas palavras finais, revelou o tema do Festuris 2025, que será realizado de 6 a 9 de novembro: “Reimaginando o Amanhã”.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade