Desafio lançado pela Embratur em parceria com a ACATE divulgou a lista das 10 startups selecionadas para próxima etapa
EDIÇÃO DO DT com agências
Soluções tecnológicas para melhorar o transporte de pets em voos, informações em tempo real nos aeroportos, estimular a visita aos destinos locais dentro do Brasil e automatizar processos no manuseio de bagagens dos passageiros. De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, estes são alguns dos 17 desafios propostos no “Brazilian Welcome Challenge”, iniciativa da Embratur que está selecionando startups por meio da plataforma do LinkLab, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Veja também as mais lidas do DT
Na primeira etapa de seleção, 10 startups de seis estados do Brasil foram selecionadas entre 56 propostas e vão seguir no desafio, que tem pela frente o pitch day marcado para 8 de agosto, quando as participantes poderão apresentar e defender suas propostas para uma comissão de seleção. Duas empresas vão ser escolhidas para receber R$ 50 mil cada com o objetivo de executar uma prova de testes.
As startups selecionadas foram: Atena ESG (SP), Audima (RJ), Autaza (SC), Blumaps (SC), Filazero (SE), Macnica DHW (SC), Mover Tech Ltda (RS), Opensenses (SP), Peoplexperience (SP) e Strelo Aeroportos (BA). Os seis critérios avaliados para a escolha das startups consideraram o modelo de negócio; a escalabilidade, que analisa o potencial de crescimento, ampliação e escala do negócio; a equipe; a aderência da proposta; a relevância do projeto para a transformação digital do setor de turismo; e o impacto sócio/ambiental potencial.
Silvio Kotujansky, diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, explica que a seleção das startups começou com a aplicação da metodologia do LinkLab com base nos critérios definidos pela Embratur e, na sequência, a equipe realizou uma curadoria dos projetos para apresentar uma lista de opções a comissão de seleção, que teve o apoio da ACATE na hora de selecionar as 10 propostas.
“É um projeto muito importante para melhorar a experiência dos passageiros nos aeroportos brasileiros e, agora, vai ser feita a seleção efetiva das soluções que geram mais impacto. É um projeto que desde o início fluiu de uma forma muito boa entre toda a nossa equipe da ACATE e LinkLab com a Embratur, estamos muito felizes com o resultado”, completa Kotujansky.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o empenho das startups em apresentar soluções inovadoras para tornar a experiência do turista a melhor possível:
“Quando o estrangeiro chega ao Brasil, ele quer ser feliz, viver experiências incríveis. E isso deve começar já em nossas portas de entrada: os aeroportos. A primeira impressão fica, e esse turista que sair com uma boa experiência do aeroporto tem uma disposição maior para visitar mais atrativos e voltar para casa falando sobre o diferencial da hospitalidade brasileira”.