quarta-feira, janeiro 8, 2025
InícioEconomia do turismoTurismo em São Paulo registra crescimento de 4,7% em...

Turismo em São Paulo registra crescimento de 4,7% em chegadas internacionais em 2024

O turismo em São Paulo ganhou força em 2024, registrando a chegada de 2.207.015 turistas internacionais, um aumento de 4,7% em relação aos 2.107.179 visitantes contabilizados em 2023. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (07.01) pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal (PF). Apenas em dezembro, 168.467 estrangeiros desembarcaram no estado.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com Ministério do Turismo

De acordo com informações do Ministério do Turismo enviadas à redação, o crescimento é resultado de esforços coordenados para promover os destinos paulistas no exterior. “Esse aumento significativo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur para promover os destinos paulistas no exterior. O estado tem se consolidado como um destino de experiências, onde a diversidade cultural e a gastronomia se destacam. Nossa meta é continuar atrativos, para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas desse estado”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Além das atrações icônicas da capital, como a Avenida Paulista e o Museu de Arte Moderna (MAM), São Paulo também se destaca por seus destinos litorâneos, como Ubatuba, São Sebastião, Guarujá e Ilhabela, que oferecem belas praias e experiências em meio à natureza. A gastronomia paulista, com restaurantes renomados que misturam sabores nacionais e internacionais, é outro grande atrativo para os visitantes.

Recorde nacional

No cenário nacional, o Brasil registrou 6,657 milhões de turistas internacionais em 2024. São Paulo liderou com 2.207.015 visitantes, seguido por Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412). Proporcionalmente, estados como Roraima (97%), Santa Catarina (71,7%), Bahia (52,8%) e Pará (47,4%) tiveram os maiores crescimentos em número de turistas internacionais. A capital paraense se prepara para receber a COP30 no final do ano, o que deve alavancar ainda mais os números.

Entre os visitantes, os argentinos lideram, com 1.953.548 desembarques. Os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com 696.512 turistas, seguidos pelos chilenos, com 651.776 chegadas. Paraguaios e uruguaios juntos somaram 833.412 visitantes.

Estratégias para atrair visitantes

Para ampliar a visibilidade do Brasil no exterior, o Ministério do Turismo tem investido em diferentes frentes. Em dezembro de 2023, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro Escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT) nas Américas e no Caribe, resultado de uma articulação estratégica do governo brasileiro. A unidade fortalece o posicionamento do país como um player global no setor, com foco no desenvolvimento sustentável da região.

Além disso, a retomada da participação em eventos internacionais tem reforçado a imagem do Brasil com a divulgação da nova “Marca Brasil”, que destaca o compromisso com sustentabilidade, diversidade e inclusão. Outra importante ação foi o lançamento da campanha “Visit South America: um lugar, vários mundos”, uma parceria entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para promover destinos sul-americanos em conjunto, enfatizando suas belezas naturais, experiências gastronômicas e hospitalidade.

Expectativas para 2025

Com os investimentos do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), o governo federal planeja investir R$ 63,6 milhões na ampliação de rotas aéreas nacionais e internacionais. A expectativa é que sejam gerados pelo menos 500 mil novos assentos em voos, impulsionando ainda mais o fluxo de visitantes. Para a temporada de verão 2024/2025, espera-se um recorde de 7,48 milhões de assentos, um crescimento de 19% em relação ao período anterior.

Além disso, eventos de grande porte prometem atrair milhares de visitantes ao Brasil, como a COP30, em Belém (PA), e a reunião do BRICS, em Brasília (DF). Ambos os encontros devem consolidar ainda mais o país como destino de relevância global, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a promoção da imagem do Brasil no exterior.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque