Luigi Rotunno, CEO do La Torre Resort, em Porto Seguro, compartilha, nesta entrevista exclusiva ao Diário do Turismo, as principais iniciativas que colocam o Grupo La Torre à frente das práticas de sustentabilidade e ESG no setor hoteleiro. Rotunno destaca como projetos inovadores, como a campanha “Adote uma Árvore” e a compostagem interna, têm gerado impacto ambiental positivo, superando desafios com tecnologia e engajamento da equipe.
Além das ações ambientais, Luigi Rotunno aborda a importância das parcerias com comunidades locais, como a Aldeia Indígena Boca da Mata, e o compromisso com a energia renovável, com o resort já operando com 100% de energia limpa desde 2024. A conversa também explora a cultura organizacional do grupo, reconhecida com o selo GPTW pelo sexto ano consecutivo, resultado de uma gestão que valoriza o bem-estar dos colaboradores e conecta diretamente a satisfação da equipe à experiência do hóspede.
Nesta entrevista, dividida em duas partes (Sustentabilidade e ESG e Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional) Luigi Rotunno revela como o La Torre Resort equilibra inovação, responsabilidade social e excelência no atendimento, consolidando sua posição como referência em turismo sustentável e gestão de pessoas no Brasil.
Sustentabilidade e ESG:
DIÁRIO – O Grupo La Torre tem se destacado em práticas sustentáveis, como a distribuição de mudas e a compostagem interna. Quais foram os principais desafios na implementação dessas iniciativas?
LUIGI ROTUNNO – Desde 2022, realizamos a campanha “Adote uma Árvore”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade e incentivar a prática da conservação ambiental em nossa região. Em 2024, ampliamos a iniciativa, incluindo a doação de sementes e composto orgânico, produzido internamente pela equipe de jardinagem a partir de resíduos orgânicos gerados no Resort.
A implementação do processo de compostagem trouxe desafios importantes, como o engajamento da equipe no processo de separação desses resíduos e as dificuldades naturais do próprio processo de compostagem. Investimos na experimentação de tecnologias e equipamentos, optando por um modelo híbrido que combina o método tradicional de formação de leiras e o uso de uma composteira semiautomática.
Também incorporamos tecnologia na gestão de resíduos, garantindo maior agilidade e eficiência no tratamento. Todos os pontos de destinação possuem balanças para registro e análise de performance das fontes geradoras, o que possibilita uma gestão estratégica e mensuração contínua dos resultados.
Nosso projeto de compostagem tem desempenhado um papel crucial na fertilização de áreas verdes e no paisagismo dos empreendimentos do Grupo La Torre. Utilizamos resíduos orgânicos provenientes das cozinhas, bares, restaurantes e podas da jardinagem. Em 2024, produzimos mais de 20 toneladas de composto orgânico e tratamos internamente mais de 200 toneladas de resíduos orgânicos.
Os desafios enfrentados foram superados por meio de tecnologia e capacitação da equipe, consolidando práticas que aliam sustentabilidade e eficiência, reforçando o nosso compromisso com a responsabilidade ambiental.


DIÁRIO – A parceria com a Aldeia Indígena Boca da Mata para a aquisição de mudas é uma ação exemplar de inclusão social e ambiental. Como o Grupo La Torre pretende fortalecer essas parcerias com comunidades locais nos próximos anos?
O La Torre reconhece seu papel como um importante agente de desenvolvimento no território onde está inserido e, por isso, estabelece parcerias com instituições e projetos alinhados a essa visão. Além dessas colaborações, promovemos internamente experiências que valorizam e se conectam com as tradições locais. Entre elas, destacam-se apresentações de capoeira, músicas, danças e teatro com profissionais da região e visitas a reservas indígenas. Realizamos, também, a exposição mensal “Elas Empreendem”, que reúne artesãs da comunidade, oferecendo a elas a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos artesanais para os hóspedes.
Além disso, apoiamos eventos culturais, esportivos, educacionais e iniciativas voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 2024, investimos mais de R$ 600 mil em projetos e ações sociais. Nosso objetivo é inspirar outros empreendimentos a adotar práticas semelhantes e reforçar nosso compromisso como um agente transformador da sociedade.

DIÁRIO – O resort conta com uma usina fotovoltaica e trabalha para operar com 100% de energia renovável. Qual o cronograma para alcançar essa meta e quais outras inovações tecnológicas estão sendo estudadas para reduzir ainda mais o impacto ambiental?
Já estamos operando com 100% de energia limpa, renovável e sustentável, desde setembro de 2024. O sistema de energia solar fotovoltaica, implantado em 2023, inclui um pátio dedicado à geração de energia fotovoltaica nas imediações do resort e corresponde a quase 50% da energia utilizada. Complementamos nossa matriz energética com a compra de energia limpa do mercado livre, garantindo um abastecimento sustentável e eficiente.
DIÁRIO – O La Torre faz parte do Pacto Global da ONU e de outras iniciativas reconhecidas. Como essa adesão influencia a tomada de decisões e as metas de sustentabilidade da empresa?
A adesão do La Torre ao Pacto Global da ONU e outras iniciativas reconhecidas orientam nossas decisões estratégicas com base nos Princípios do Pacto (Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção Ambiental e Combate a Corrupção) e nos ODS, promovendo práticas éticas e sustentáveis. Esse compromisso reforça nossa Governança e transparência por meio de relatórios regulares, incentiva a definição de metas ambiciosas, como redução de emissões de CO2 e combate ao desperdício de alimentos, e fortalece a conexão com redes globais de inovação. Além disso, posiciona o grupo como referência no setor hoteleiro, atraindo clientes e parceiros que valorizam responsabilidade socioambiental e alinhando resultados financeiros ao impacto positivo no planeta.
Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional
DIÁRIO – Pelo sexto ano consecutivo, o grupo La Torre recebeu a certificação GPTW. Quais são os pilares fundamentais que sustentam esse reconhecimento contínuo?
O certificado Great Place to Work (GPTW) pelo sexto ano consecutivo reflete nosso compromisso com a excelência na gestão de pessoas e na construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Esse reconhecimento é sustentado por pilares que fortalecem nossa cultura organizacional, incluindo investimentos no desenvolvimento e valorização dos colaboradores, bem-estar e qualidade de vida, comunicação aberta, sustentabilidade e impacto social, além de um clima organizacional positivo. Essas práticas promovem confiança, inclusão, crescimento profissional e satisfação de todos no ambiente de trabalho.


DIÁRIO – O resort subiu três pontos na pesquisa de clima organizacional este ano. O que mudou nas práticas internas que contribuiu para essa evolução?
LUIGI ROTUNNO: 2024 foi um ano de grandes e positivos desafios. O grupo expandiu com a aquisição de novos negócios, e se dedicou em ações internas focadas em treinamento, desenvolvimento, cuidados e benefícios para nossos colaboradores. A evolução de três pontos na pesquisa de clima organizacional reflete melhorias importantes, como escuta ativa com ações baseadas em feedback contínuos, maior atenção ao bem-estar físico e emocional dos nossos colaboradores, investimentos em capacitações e reconhecimento, comunicação interna mais transparente e fortalecimento da cultura organizacional. Essas iniciativas aumentaram a confiança, o engajamento e a satisfação de toda a equipe.
DIÁRIO – A valorização dos colaboradores é central na estratégia de negócios do grupo. Como a empresa equilibra a capacitação técnica com o cuidado com a saúde emocional da equipe?
A empresa equilibra capacitação técnica com cuidado à saúde emocional por meio de treinamento contínuo, programas de apoio psicológico, práticas que favorecem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de um ambiente acolhedor. Temos um programa de bem-estar bem estruturado, com atendimentos psicológicos individuais e em grupo, além de ginástica laboral. Em 2024, implantamos jornadas de trabalho mais flexíveis em diversos departamentos, proporcionando maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores, e fortalecendo o engajamento e a satisfação da equipe.
DIÁRIO – O investimento em programas de treinamento e bem-estar está atrelado diretamente à experiência do hóspede. Quais resultados concretos já foram observados em termos de satisfação e retenção de clientes?
O investimento em programas de treinamento e bem-estar para nossos colaboradores está diretamente ligado à melhoria da experiência do hóspede, gerando resultados concretos em satisfação e retenção de clientes. Em 2024, atingimos um índice de satisfação de 95,5%, com crescimento de 0,8% em relação a 2023. Colaboradores bem treinados e emocionalmente seguros oferecem um atendimento mais acolhedor, elevando a satisfação dos hóspedes. Essa melhoria também resultou em maior fidelidade, com um aumento significativo de hóspedes habitues, evidenciando a evolução contínua na experiência proporcionada aos nossos hospedes.

DIÁRIO – Em tempos de alta competitividade no setor de hospitalidade, como o grupo La Torre se mantém atrativo para novos talentos e promove a retenção dos colaboradores mais antigos?
O grupo La Torre adota uma estratégia abrangente para atrair e reter talentos, com foco em práticas que equilibram desenvolvimento profissional e bem-estar. Nossa abordagem humanizada reflete a valorização das pessoas como o centro das operações, criando um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo.
Oferecemos oportunidades de crescimento e desenvolvimento, temos comprometimento com o avanço das carreiras de nossos colaboradores, promovendo sempre um ambiente de aprendizado contínuo. Além disso, adotamos práticas sustentáveis, que reforça nosso papel como agentes de impacto positivo, tanto dentro quanto fora da organização, alinhando nossos valores à responsabilidade social e ambiental.
Temos salários competitivos e benefícios atrativos que nos destacam no mercado, tornando-nos um lugar ideal para profissionais que buscam estabilidade e qualidade de vida.
LEIA TAMBÉM:
Luigi Rotunno, diretor do La Torre, comemora aniversário entre colaboradores