8º Expo Fórum Visite São Paulo aborda descarbonização no turismo e premia soluções tecnológicas no Hackathon
Após a abertura do 8º Expo Fórum Visite São Paulo, a sustentabilidade foi um dos temas dos debates iniciais. Fernando Beltrame, da Eccaplan, ministrou a palestra “Descarbonização e Neutralização de Carbono no Setor de Turismo e Eventos”, destacando estratégias para mitigar o impacto ambiental do setor.
Por Aline Andrade – colaboração para o DIÁRIO*
Veja também as mais lidas do DT
O especialista apresentou ferramentas como o Adaptaclima, que avalia os impactos das mudanças climáticas, e discutiu questões como a escassez de água e o aumento dos custos das viagens, antes restritos a estudos, mas hoje vivenciados pela população.
“Diversos países têm se comprometido a reduzir emissões, e o Brasil busca diminuir entre 59% e 67% até 2035 em relação aos níveis de 2005”, afirmou Beltrame, ressaltando também que 83% dos turistas já priorizam práticas sustentáveis, enquanto 69% esperam ações concretas da indústria.
Infelizmente, segundo ele, ainda existe muita falta de conhecimento sobre o assunto, o aumento do uso de ferramentas de IA, como o ChatGPT, que consome 15 vezes mais água que o google, de acordo com pesquisa realizada pela Quartz.
Projeto Anoitecer Inhotim
Entre os exemplos apresentados, o Projeto Anoitecer Inhotim se destacou como um case de sucesso, utilizando normas de gestão sustentável. Com os objetivos atingidos, foi provado que é possível trabalhar todos os aspectos em um local grande como Inhotim.
Fernando Beltrame ainda deixou uma mensagem: “Comece com pequenas ações em seu cotidiano, e vai se tornar um hábito, se puder faça coleta seletiva, substitua o carro pela bicicleta e evite o uso de plástico. Não só na sua casa, mas na empresa, na hora de selecionar os fornecedores, escolha o que se preocupam com o meio ambiente”, finaliza.
Tecnologia e turismo
Durante o evento, os vencedores do 2º Hackathon Visite São Paulo subiram ao palco para apresentar seus projetos, premiados com 1º, 2º e 3º lugares. O Hackathon, uma maratona de tecnologia, reúne profissionais de turismo, negócios, marketing e tecnologia com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para os desafios do setor de turismo.
Organizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o evento também contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), reafirmando seu papel como um impulsor de ideias e iniciativas transformadoras para o mercado.
Esta edição teve recorde de participantes com 12 grupos este ano, em 2024 foram seis grupos, metade. No palco do Expo Fórum, foram apresentados três cases. O terceiro colocado, Hack Changes, apresentado por Bruno Chun, mostrou um pouco do RolezAI. O app é uma forma simplificada e otimizada de um grupo de pessoas escolherem com mais facilidade o programa que vão fazer juntas.
Por meio de uma base de dados e fatos, o programa consegue analisar os cerca de 156 mil bares e restaurantes de São Paulo e identificar qual a preferência do grupo de acordo com o gosto de cada um. Isso diminui o tempo de escolha, facilita a decisão e deixa todos do grupo felizes e satisfeitos.
SP em Pontos
O segundo colocado é o SP em pontos, uma ideia que surgiu de uma rede social unificada. A proposta é criar pontos turísticos e tornar mais acessível para os usuários. Foi realizada uma pesquisa com 24 pessoas, entre 18 e 25 anos e identificaram que essa faixa etária sai menos por questões financeiras. Um outro fator foi a distância, seguido da qualidade do transporte. O diferencial do SP Pontos é a união da experiência, simplicidade, acessibilidade e facilidade em um só lugar.
Por último foram os bicampeões do Hackathon, o grupo ACB ao quadrado criou o Passaporte SP que conecta pessoas à experiências locais. O grupo descobriu as desconexões dos moradores de São Paulo com a cidade, onde muitos não conhecem a região, não fazem turismo pelo local. Além disso, identificaram que o usuário prefere a versão de site, que app e prefere um site prático e fácil.
A proposta é que seja um passaporte e que o selo seja preenchido e os roteiros serão sugeridos gradativamente de acordo com as características do usuário. Um marketplace de experiências. Os próprios passos são os próximos passos são a gamificação e recompensas, IA para sugestões de roteiros, Parceria Governo SP, Replicar a nível Brasil e colecionáveis digital.