A Tailândia caiu de uma vez por todas no gosto do viajante nacional. Ação promocional é intensificada, a fim de divulgar proposta imersiva que vai além dos rótulos de lugar exótico e cenário deslumbrante.
por Cecília Fazzini para o DIÁRIO
Embarcar em direção a um ponto turístico e revestir a experiência de novos significados é o convite feito por representantes do turismo da Tailândia, em jantar que reuniu operadores turísticos e agentes de viagem de diversas partes do Brasil, na noite desta quinta-feira (9), no restaurante Sal, na região do Jardins, em São Paulo. Dois executivos do órgão oficial, sediados em Los Angeles, Lert Narongchaisakun e Ploy Tapanya, responsáveis pela promoção do destino na América Latina, participaram das boas-vindas aos profissionais. Na oportunidade, houve, ainda, sorteio de uma viagem ao destino.
Veja também as mais lidas do DT
Jefferson Santos, representante para os mercados de Brasil, Argentina, Chile e Colômbia do Tourism Authority of Thailand (TAT), afirma que, “definitivamente, a Tailândia está fazendo parte do radar do viajante brasileiro, entrou no leque daquele turista que busca uma experiência singular e menos massificada”. Ao jantar ainda compareceram parceiros comerciais locais, como agência de receptivo e hotéis, onde se destacam: Ásia Exótica, Hotel Capella Bangkok, ICS Travel Group e DTH Travel Brasil.
E para o executivo, o que atrai mais e mais passageiros que embarcam a partir do País, não é apenas a natureza exuberante. Ele considera que há apelos convidativos, sobretudo para a realização de casamentos e lua-de-mel – nicho de grande destaque, como história, patrimônio cultural, bem-estar – com práticas de terapias e meditação, gastronomia com tours específiicos pelo país e especialmente para apreciadores dos esportes aquáticos e praias, o destino cai como uma luva na escolha desse viajante, “sob medida como cenário instagramável tão ao gosto do brasileiro”, comenta.
E para completer a cereja do bolo, de acordo com Santos, está o custo atraente da Tailândia. “É um destino que proporciona um luxo competitivo”, relaciona. A exclusividade e sofisticação, associadas ao destino, são ofertadas a preços que cabem no planejamento de viagem. Essa condição, que inclui desde hotelaria alto padrão até transporte privado, corresponde à menos da metade do que o viajante dispensaria num destino Europeu, incluindo Portugal – que já destoa por ser um mercado de viagem muito competitivo.
Perfil diversificado
Para o representante da Tailândia no País, a escolha pelo Tailândia caiu no gosto de uma variedade de segmentos. Apesar de observar que a faixa etária que predomina é aquela dos 30 aos 50 anos, não significa, conforme atesta, que o jovem e o viajante sênior também não optem por conhecer os atrativos tailandeses. E, para completar a capacidade de cativar novos turistas Santos reforça que, se em algum momento houve preconceito em relação à segurança e outros fatores, hoje isso mudou e está difundido o conceito de que “se trata de um destino hospitaleiro”. Ao agente de viagens é transmitido que se trata de uma país com religião e hábitos próprios, forma, segundo ele, de ampliar a experiência do visitante.
O clima quente o ano todo, com média anual de 29 a 31 graus, permite que a viagem possa ser realizada durante o ano todo. “Sempre orientamos os profissionais do trade a respeito de ocorrências climáticas neste ou naquele ponto do país em determinados meses, mas que não criam obstáculos para os deslocamentos”. Um ponto alto no mapa de eventos da Tailândia é o Festival da Lanternas que acontece nos dias 15 e 16 de novembro próximo.
Reforço promocional
De maio a dezembro deste ano, um conjunto de ações de promoção da Tailândia será desenvolvido, de acordo com Santos. Entre as iniciativas ele relaciona a participação em feiras nacionais do setor, evento voltado a segmentos como turismo LGBT, road shows pelo Brasil e também por países da América do Sul.
A noite de aproximação dos representantes do turismo oficial da Tailândia com o trade encerrou com o sorteio de uma viagem de 5 dias ao destino, que incluiu além do bilhete aéreo, hospedagem e passeios no país asiático. O ganhador foi Diego Felipe Morais, da agência DGG Viagens, de São Paulo.
*Cecília Fazzini é repórter especial do DIÁRIO
LEIA TAMBÉM:
Ásia Total destaca Tailândia como queridinho dos brasileiros na WTM Latin America