Com 78% do público composto por casais de namorados, noivos e casados, setor de motéis vira negócio com alto investimento
O setor moteleiro vem conquistando cada vez mais espaço. Hoje, os frequentadores não procuram apenas um local para encontros casuais e, sim, experiências. Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) mostra que 78% dos frequentadores são casais de namorados, noivos e casados. E para fidelizar e atrair esses clientes, investir em modernização e tecnologia faz parte da estratégia.
O mercado moteleiro no Brasil, com cerca de 5 mil estabelecimentos, gera uma forte movimentação econômica, com investimentos em novas tecnologias e inovações, desde a preocupação com o meio ambiente, produzindo energia limpa com instalações de painéis solares ao aprimoramento da experiência dos hóspedes e melhora de seus serviços. “Essas mudanças têm transformado a indústria, proporcionando aos clientes uma estadia mais conveniente, personalizada e agradável”, explica Leonardo Dib, diretor da ABMotéis.
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O executivo cita alguns exemplos dessas inovações, como o sistema de autoatendimento, que permite aos hóspedes a realização do check-in de forma rápida e conveniente. “Isso economiza tempo e torna o processo mais eficiente. Assim como o controle de quartos automatizado, já realidade em muitos estabelecimentos, que oferecem aos hóspedes maior controle sobre o ambiente do quarto, como ajuste de temperatura, iluminação e equipamentos eletrônicos por meio de tablets ou smartphones, o que proporciona uma experiência mais personalizada “, conta Dib.
Conectividade em a favor do cliente
Outra novidade são os aplicativos que possibilitam a reserva dos quartos antecipada e a inclusão de pacotes de refeições, bebidas e até decoração da suíte. Os serviços de conectividade para atender às necessidades dos hóspedes que desejam assistir a filmes e séries em seus próprios dispositivos também são destaques.
“Os motéis estão investindo em serviços de streaming integrados às TVs dos quartos. Além disso, estão melhorando o acesso à Internet para garantir uma experiência rápida e confiável, permitindo que os clientes usem seus próprios dispositivos com facilidade”, explica o diretor da ABMotéis.
“Aas redes estão investindo não só em softwares, mas também na contratação de mão de obra qualificada, como gestores de facilities, por exemplo”, explica Felipe Martinez, presidente da ABMotéis. “até pouco tempo, os motéis eram mais vistos em ‘beiras de estradas’ com arquitetura mais masculinizada. Agora, os projetos estão modernos, com ambientes mais seguros, tecnológicos, sensoriais e holísticos, além de contar com menu gastronômicos de chefs experientes”, afirma o CEO.
Para Daniel Pereira, gerente da Equipotel, maior feira de hospitalidade da América Latina, esse movimento na motelaria é importante. “Novas tecnologias, recursos e investimento em inovação, são fundamentais e devem fazer parte das estratégias de setores que trabalham com o bem-estar dos consumidores. Os estabelecimentos precisam ter a percepção de que os negócios são impulsionados com a satisfação e encantamento do cliente”, conta.
EDIÇÃO DO DT com agências.