O fortalecimento dos laços entre Maranhão e Jamaica, segundo o representante do Museu do Reggae, estão entre as principais ações do Turismo de São Luís
REDAÇÃO DO DT
Ademar Danilo, diretor do Museu do Reggae de São Luís do Maranhão, marcou presença nesta quarta-feira (21) no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). Em sua participação ele exaltou a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério do Turismo do Brasil e o Ministério do Turismo da Jamaica, ocorrida nesta segunda-feira (19).
Veja também as mais lidas do DT
Na solenidade realizada no próprio Museu do Reggae estiveram o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Iracema Vale (PSB), o governador Carlos Brandão (PSB) e os ministros do Turismo do Brasil, Celso Sabino, e da Jamaica, Edmund Bartlett.
Ações para fortalecer a cultura reggae
Ações diversas compõem o Memorando de Entendimento assinado pelas autoridades do Brasil e da Jamaica. Entre elas há a implementação de cursos de idiomas no âmbito da cultura reggae; desenvolver roteiro turístico-cultural do reggae no Maranhão; além de promover intercâmbio cultural entre o Maranhão e a Jamaica.
Também estão previstos cursos de pós-graduação em história da cultura afro-brasileira; produções artísticas do reggae no Maranhão; e qualificação da cadeia produtiva do reggae. A facilitação nas escalas de voos comerciais entre os dois países também foi incluída no documento.
“Temos muito que aprender com a Jamaica na questão do turismo. Apesar de ser um país pequeno, é uma potência em turismo por conta do reggae. As portas estão escancaradas com a vinda do ministro do Turismo e sua equipe. O objetivo da ação é fomentar e fortalecer os laços entre os dois países, via São Luís e o Maranhão, por meio do turismo e da cultura, principalmente. Além de reunir atrativos naturais reconhecidos mundialmente, compartilham raízes musicais semelhantes”, explicou.
Por fim, Ademar Danilo afirmou que a parceria está ocorrendo em virtude da similaridade que existe entre a cultura maranhense, as músicas, o povo do Maranhão, a cultura jamaicana; e que o governo do Maranhão e os ministros do Brasil e da Jamaica prosseguirão, nos próximos dias, com as tratativas em prol do fortalecimento das relações entre os dois países.
LEIA TAMBÉM:
Maranhão: conheça a nova rota com os polos turísticos São Luís e Floresta dos Guarás