“Ter um amigo é um tesouro sem preço, um gostar sem distância, de alguém presente em nosso caminho, nas horas de dúvida, de alegria, demais para ser perdido, importante para ser esquecido” – Saint-Exupéry
Um dos temas abordados nos livros de Saint-Exupéry é a amizade. Os amigos tiveram um papel importante em sua vida, que resultaram em lições sobre lealdade, afeição e companheirismo.
Há amigos mais chegados que um irmão, os amigos são presentes ao longo do caminho que tornam nossa caminhada mais leve.
Veja também as mais lidas do DT
Dão seu ombro para chorar, conselhos para acalmar, e bons momentos para dar risada. Bons amigos são ainda mais raros, e termos alguém leal para dividir as histórias do dia a dia fortalecem os laços e o companheirismo.
O próprio Saint-Exupéry pôde contar com seus companheiros de trabalho em diversos momentos de dificuldade, medo e de conquistas e alegrias.
Ele, juntamente com os demais Cavaleiros do Céu, Marcel Reine, Henri Guillaumet e Jean Mermoz, compartilharam diversos episódios de vida e até quase morte, como por exemplo Saint-Exupéry resgatar Henri Guillaumet ou Marcel Reine de apuros, ou o poeta-aviador escrever diversos artigos sobre como admirava o amigo Mermoz, desde quando ele desaparece até o vívido luto pelo Az dos Azes. É claro que também há demonstrações de carinho entre os outros amigos, mas o quarteto em si, compartilhava algo que poucas pessoas no mundo poderiam entender, e passar por todos os percalços juntos tornava entrar para a história um pouco mais amigável, mas não mais fácil.
Quem pode passar nessa vida sem fazer nenhum amigo? Se identificar com algo e ter aquilo em comum para compartilhar? Uma boa amizade faz a diferença e uns minutos de conversa as vezes é tudo o que precisamos.
Crédito: José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos