sexta-feira, outubro 31, 2025
InícioEntrevistasTeresópolis se consolida como novo destino de enoturismo no...

Teresópolis se consolida como novo destino de enoturismo no Brasil, afirma Nina Benedito

Conhecida por suas montanhas, clima ameno e charme serrano, Teresópolis (RJ) desponta como um dos principais destinos de enoturismo do Brasil.

REDAÇÃO DO DIÁRIO (entrevista Paulo Atzingen, redação Clara Sllva)

O município, tradicionalmente ligado à natureza e à boa gastronomia, passa a atrair também os amantes do vinho, impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e turístico. A combinação entre paisagens exuberantes, produção local de uvas e experiências de degustação vem transformando a cidade em referência nacional no segmento.

Em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO, a secretária municipal de Turismo, Nina Benedito, anunciou a chegada da Vinícola Maturano, considerada a maior da Região Sudeste. O empreendimento — que une vinhedos, hotel, restaurante e capela para miniweddings — simboliza uma nova fase para o turismo local e consolida Teresópolis como destino completo, que alia natureza, gastronomia e hospitalidade com um toque de sofisticação.

Enoturismo em alta

“Teresópolis está com o enoturismo fortíssimo”, afirma Nina Benedito. “Hoje nós temos quatro vinícolas no município e vale destacar que a nossa pioneira foi a Fattoria Vinhas Altas, que produz um excelente Syrah e um Viognier desde 2019. Eles fazem um trabalho de receptivo turístico desde 2022, com degustações e experiências nos vinhedos.”

A nova atração do setor é a Vinícola Maturano, empreendimento de grande porte que une produção de vinhos, hospedagem e gastronomia. “Estamos ganhando um super presente: a maior vinícola da região Sudeste, que será inaugurada agora em outubro”, comemora Nina. “São três áreas de plantio em uma paisagem lindíssima, com heliponto capaz de receber cinco helicópteros ao mesmo tempo. O complexo contará ainda com hotel, capela para miniweddings e restaurante. É um projeto de altíssimo padrão.”

Segundo a secretária, a primeira vindima, realizada em 2024, já resultou em 40 mil garrafas distribuídas em três rótulos. “Este ano já tivemos a segunda vindima, com uma produção igualmente significativa”, destaca. Ela explica que a vitivinicultura é recente na região Sudeste: “Estamos falando de algo em torno de cinco anos. Em Teresópolis, o primeiro vinho foi produzido em 2019, e desde então outras vinícolas vêm surgindo.”

Além da Maturano e da Fattoria Vinhas Altas, outras duas vinícolas estão em fase de implantação. “Uma delas já produz um vinho jovem, com apenas duas semanas de fabricado, mas que promete ser um excelente rótulo. É um orgulho poder dizer que Teresópolis está produzindo vinho.”

enoturismo em Teresópolis
Nina Benedito, secretária municipal de Turismo de Teresópolis (Crédito: DT)

Natureza e ecoturismo

Teresópolis também se consolida como um destino voltado para o turismo de natureza. “O município é o único do estado do Rio de Janeiro com três unidades de conservação: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis. Somos abençoados por Deus com tamanha natureza”, ressalta a secretária.

Turismo rural em expansão

Outro segmento que vem ganhando força é o turismo rural, especialmente após a pandemia. “Temos dois distritos especializados em experiências rurais, onde o visitante pode participar de colheitas, conhecer a produção de morangos, tomar café da manhã e almoçar no campo”, explica Nina. “Também é possível ver de perto como são feitos os queijos de cabra e degustar produtos artesanais. As pessoas estão ávidas por experiências autênticas, ao ar livre, e Teresópolis tem esse diferencial.”

Infraestrutura e gastronomia

O município oferece uma estrutura robusta para receber visitantes. “Temos 53 meios de hospedagem, que vão de pousadas charmosas a grandes resorts — um dos maiores do Brasil está localizado aqui”, destaca a secretária.

Na gastronomia, a variedade é outro ponto forte. “São mais de 500 restaurantes, com opções que vão da comida caseira e mineira até gastronomias internacionalmente reconhecidas — italiana, espanhola, russa, alemã e portuguesa. Temos opções para todos os paladares”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

Trilha, batuques e meditação no Portal de Hércules

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque