quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioBlog do DiárioTeto de 'igreja de ouro' em Salvador desaba: um...

Teto de ‘igreja de ouro’ em Salvador desaba: um turista morre e seis ficam feridos

Uma turista de 23 anos morreu e outros seis seis ficaram feridas após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, no Centro Histórico de Salvador.

O acidente aconteceu por volta das 14h30 desta quarta-feira (5). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).

Fotografias que circulam pela internet, feitas por testemunhas, mostram como ficou o local após o teto desabar.

Sabe-se que o turista que faleceu era natural de São Paulo. Já as demais vítimas, atendidas pelo Samu, não tiveram ainda suas origens confirmadas e nem seus estados de saúde.

Suposta causa do desabamento

“Todo o espaço central da igreja cedeu. Possivelmente, alguma parte dessa cobertura se rompeu. E, com o peso desse espaço superior do teto, a madeira veio abaixo, com o sobrepeso”, explicou Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.

As autoridades policiais estão mantendo a área isolada e os bombeiros seguem trabalhando no local.

“Já fizemos a varredura das outras áreas para verificar se tem mais alguma vítima, e não foi encontrada nenhuma”, afirmou o coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros, ao g1.

‘Igreja de ouro’ em situação precária

Considerada por especialistas em arte sacra como uma das mais imponentes da América Latina, a igreja de São Francisco de Assis se encontra em uma situação precária há tempos.

Com seu interior revestido em ouro, por isso chamada ‘igreja de ouro’, foi fundada no início do século 18 e tombado como patrimônio material do Brasil. É também uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.

Apesar disso, tem inúmeros problemas estruturais, com pinturas e teto desgastados, madeiras comprometidas e pilastras sem reboco. Além disso, o piso não tem segurança para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Em 2023, por exemplo, um dos pátios da igreja ficou parcialmente fechado porque há risco de queda do pináculo direito, conforme publicado no g1.

Fonte: g1

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque