Tiradentes, em Minas Gerais, oferece diferentes opções e níveis de dificuldade na prática do ecoturismo para amantes de aventura
Edição do DIÁRIO
A cidade de Tiradentes (MG), além de cultura, gastronomia e hotelaria, é a que oferece maior conveniência quando o assunto são as atividades ecoturísticas. A cidade proporciona experiências completas para amantes da modalidade há mais de 20 anos e este é um assunto levado a sério pelos empresários locais, sempre atentos a oferecer a melhor infraestrutura para garantir experiências impecáveis.
Tiradentes tem uma topografia privilegiada para o ecoturismo. Fica aos pés da Serra de São José, que forma um grande cinturão em volta de todo o vilarejo e, por esta moldura verde estar muito próxima à cidade, a prática de atividades outdoor é descomplicada e não exige que se percorram grandes distâncias.
Com todos esses predicados, a cidade tornou-se palco para eventos esportivos importantes (calendário 2019 abaixo), como competições off-road da Mistsubishi e Suzuki, além de acolher, também, o internacional de triatlo XTerra, que passa pela Estrada Real, via que contempla parte dos caminhos feitos com ouro, diamante e outras riquezas, e que hoje atrai turistas e atletas de bike, caminhantes, cavaleiros e outros.
Veja também as mais lidas do DT
Para trilhas suaves a pé, destaque para o Pocinho do Paulo André, que é indicado até para famílias com bebês, pois a trilha é realmente bem leve. Outra opção é a trilha da Fazenda do Menino Maluquinho, que também pode ser percorrida a cavalo por iniciantes e também é ideal para famílias. Se o visitante já estiver mais acostumado a cavalgar, outras opções são a Estrada do Bichinho e a própria Serra de São José.
Estrada Parque Passos dos Fundadores
Com um percurso de dez quilômetros de extensão, a Estrada Parque Passos dos Fundadores margeia a serra, ligando Tiradentes à cidade de Prados. Cenário para caminhadas, bike, quadriciclo, moto e cavalgada, estas modalidades de lazer podem ser praticadas por pessoas com diferentes níveis de experiência e preparo físico, até mesmo aqueles acostumados a atividades mais leves.
A Serra de São José também pode ser acessada pela Trilha do Carteiro, onde está a Calçada dos Escravos, uma obra do século 18 composta por rochas de quartzito colocadas uma a uma por mãos escravas. Durante a subida podem ser contemplados campos rupestres, matas, mirantes e algumas piscinas naturais. Uma dica é acompanhar o pôr do sol de uma altitude que pode chegar a mais de mil metros.
Para quem tem um perfil mais atleta, a dica é fazer um trekking de travessia de Tiradentes a Prados em um percurso de quase 18 km, no qual há diversos pontos históricos e lindas paisagens de Mata Atlântica. Além da serra que abraça Tiradentes, a Estrada da Caixa D´Água também é ideal para corridas ou caminhadas curtas.
Caso a ideia seja vivenciar uma aventura com mais emoção, recomendam-se as práticas de rapel na Cachoeira do Mangue ou na Cachoeira do Bom Despacho. Ou, então, seguir em direção à Região do Elvas, destino praticamente inexplorado. Acessada apenas por veículos 4×4, ela é embelezada por cachoeiras esverdeadas e cristalinas. Outra atividade muito procurada pelos turistas é o passeio de trem na Maria Fumaça com city tour pela parte histórica de São João del Rey, cidade vizinha que, assim como Tiradentes, também oferece uma verdadeira viagem ao passado.
Coletivo criado 2012, o Tiradentes Mais é formado por 57 empresários e artistas da cidade que abraçam a missão de bem atender e de divulgar, para o Brasil e o mundo, o que faz a cidade histórica mineira ser tão especial. A oferta de serviços e atrações abrangida pelo grupo está dividida em quatro pilares: Hospedagem, Gastronomia, Consumo/Compras e Arte/Cultura.