Trade turístico e autoridades debatem ações no I Seminário de Turismo Sustentável

Continua depois da publicidade

Evento idealizado pela Orla Rio destacou iniciativas voltadas para a agenda sustentável na indústria do turismo

O I Seminário Internacional de Turismo Sustentável ocorreu na última semana no Hotel Nacional com idealização da Orla Rio. Importantes nomes da indústria do turismo, além de palestrantes especiais, como Amyr Klink, empresário, economista e escritor; e Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, participaram do evento, que contou com 700 convidados.

O seminário debateu as principais iniciativas voltadas para a agenda sustentável na indústria do turismo nos próximos anos, reunindo os setores público e privado em um ciclo de palestras que contou com a parceria e apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, RioTur, Rio Convention & Bureau, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Turismo do estado e município.

Veja também as mais lidas do DT

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da abertura do evento, destacando o impacto do turismo para o desenvolvimento econômico tanto do Rio de Janeiro quanto do Brasil. “De janeiro a abril deste ano, mais de dois milhões de turistas internacionais vieram ao país e gastaram R$ 10 bilhões. Investir no turismo é movimentar a nossa economia e ampliar oportunidades de emprego”, afirma o presidente da agência.

Philipe Campello e Sérgio Ricardo
Philipe Campello e Sérgio Ricardo (Foto: Maurício Pereira)

Orla Rio anuncia Prêmio de Excelência

O I Seminário Internacional de Turismo Sustentável também foi marcado pelo anúncio do Prêmio de Excelência, selo que visa ampliar, ainda mais, o padrão de qualidade dos 309 quiosques administrados pela Orla Rio. Referendado pela Embratur, o selo tem como objetivo fazer com que os quiosques estejam cada vez mais bem preparados para receber com excelência os cariocas e turistas, sempre com respeito às questões socioambientais, um dos pilares da concessionária.

“A Orla Rio é um dos principais equipamentos turísticos do Rio de Janeiro. Somos responsáveis por proporcionar a melhor experiência de lazer à beira-mar, mas sempre com comprometimento com o meio ambiente. O Prêmio de Excelência promete estimular os quiosques a aprimorarem seus serviços, mas um dos tópicos principais envolve o compromisso com as ações sustentáveis. Nossa proposta é em prol de uma orla mais verde”, afirmou João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Responsável pela abertura do evento, Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, relembrou o termo de parceria com a Orla Rio, assinado na última segunda, dia 5, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O termo tem como finalidade promover a integração institucional e a promoção de atividades e projetos voltados ao desenvolvimento de ações relacionadas ao turismo sustentável.

O encerramento do evento ficou a cargo do empresário, economista e escritor, Amyr Klink, que abordou sua experiência ao longo de 40 anos como navegador.

O ciclo de palestras também contou com painéis, como Rio: Capital do turismo sustentável, com Andréa Senko, Secretária Municipal da Fazenda e Planejamento do Rio; Turismo Sustentável no Brasil – quem já faz, com Pablo Morbis, do Grupo Cataratas; Turismo Circular como vetor de desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro, com Sérgio Ricardo, presidente da TurisRio; e Philipe Campello, presidente do Inea; entre outros.


EDIÇÃO com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade