Aviva comemora bons resultados do primeiro ano de gestão do resort Costa do Sauípe (BA)
Por Hugo Okada* (Com imagens 360º Eric Afonso – DT)
Mata de São João (BA) – Um ano após ser comprado de um fundo de pensão do Banco do Brasil pela Aviva, o resort Costa do Sauípe agora celebra os bons resultados da nova gestão, marcada principalmente pela decisão de transformar o complexo, renovando-o em um processo de fases, conforme explicou Flávio Monteiro, gerente de Operações do resort em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (21).
“Quando assumimos a operação, contávamos com um número de colaboradores muito maior do que o atual, hoje são 2,1 mil. Essa mudança foi feita devido a identificação de uma necessidade de alinhamento e criação de sinergia entre os hotéis que compõem a Costa do Sauípe. Houve então uma readequação de quadro que melhorou muito o atendimento ao cliente”, diz Monteiro.
Um ano depois
Na hotelaria e principalmente no segmento de resorts é comum a mudança de bandeiras. Cada companhia sabe até onde pode ir com um empreendimento considerando o cenário econômico do País e o desempenho do complexo nos períodos de alta temporada. De acordo com Monteiro, desde a compra da Costa do Sauípe pela Aviva, “o mundo e o País mudou muito, o mercado amadureceu. Quando Sauípe surgiu, era só Sauípe. Você pode ver outros resorts próximos que atestam que a Bahia atualmente reside no imaginário do brasileiro como um local de férias, de bem-estar. Nós acreditamos muito no mercado brasileiro principalmente por causa de nossa experiência com o Rio Quente, que é um case de sucesso no cerrado brasileiro. Lá não é um destino consolidado como aqui, normalmente são poucas as pessoas que conhecem o cerrado, e mesmo assim o Rio Quente hoje é uma das maiores ocupações de resort do Brasil e seu Hot Park, um dos dez melhores dentro do segmento de parques aquáticos”.
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Além disso, o Rio Quente figura hoje no segundo lugar como maior fretador de voos de São Paulo para o destino, “isso tudo sem contar com as particularidades de Sauípe”, enfatizou o gestor.
Conhecimento de produto
“Nós somos genuinamente brasileiros e estamos inseridos na Bahia, que é um coração afetivo do Brasil e nossa proposta é fazer desse complexo um resort brasileiro. Mesmo com tudo que o Costa do Sauípe passou em gestões passadas, sempre teve ocupação, sempre teve procura por conta do destino. Requalificando o lugar e trazendo novidade para o público. O Costa do Sauípe goza de benefícios que vieram com o seu nascimento, em uma época em que não haviam tantas leis ambientais. Ninguém pode estar tão próximo do mar como nós estamos hoje em dia, por exemplo”, complementou Monteiro.
Imagem 360º durante a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, em Sauípe, com a presença da imprensa nacional
Saindo do vermelho
“Temos um orgulho enorme, chegamos aqui com o know how de gestão, mas não conhecíamos o destino. Efetivamente, começamos a operação no dia 3 de janeiro e começamos a mexer na infraestrutura no sentido de sanar de vez questões que antes podiam ser uma constante como a falta de água. Isso feito, percebemos que o complexo tinha uma vocação natural para a realização de eventos. Antes de operacional, eu já era diretor comercial, então eu já conhecia o mercado e ouvia constantemente dos organizadores, apelos para colocar novamente o Costa do Sauípe nas prateleiras desse segmento. Decidimos então investir na área de eventos e promovemos melhorias como a troca do telhado do espaço, troca do equipamento de ar condicionado, troca das divisórias, troca dos carpetes, entre outras. Depois de tudo feito, iniciamos dezembro de 2017 com R$ 30 milhões vendidos em eventos para o decorrer de 2018. O mercado reagiu”, observou Monteiro.
Outras ações
“A seguir também fizemos um processo de readequação dos apartamentos. São 1.564 apartamentos. Decidimos por fazer um refresh dos apartamentos, entrando em um por um e cuidando do básico: tem que ter um bom colchão, um bom chuveiro, um bom ar condicionado, tem que ser funcional. O nosso compromisso em 2018 foi esse. Fazer um diagnóstico dos problemas e saná-los. Sauípe vinha de 17 anos de prejuízo. Em 2017 esse prejuízo chegou a R$ 37 milhões. Apostamos com tudo e fechamos o ano com R$ 8,5 milhões sem dar prejuízo. É uma mudança para a história do empreendimento, celebramos muito e explicamos a importância desse resultado para todos os nossos associados (como são chamados os colaboradores). Assim, 2018 foi um ano que nunca esqueceremos”, destacou o executivo.
O Costa do Sauípe está em plena fase de revitalização. Além da infraestrutura e do segmento de eventos, o Sauípe está investindo em conteúdo para seus visitantes no sentido de oferecer uma experiência diferenciada para seus hóspedes. “Não ligamos para terminologias, queremos ser o resort mais legal onde uma família possa passar suas férias”, concluiu Monteiro. Apartamentos, áreas comuns renovadas, novas atrações, e até planos para um parque aquático estão nos planos da Aviva para o complexo.
*O DIÁRIO viajou a convite do grupo Aviva