“Goût de/Good France” 2019 tem como marca o desenvolvimento sustentável e a Provença

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A 5ª edição do “Goût de/Good France” acontecerá em 21 de março no mundo inteiro e celebrará a excelência da cozinha francesa.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Organizado por uma iniciativa do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, o evento contribui para a difusão da cozinha francesa pelos cinco continentes e para a atratividade da França como destino.

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Partindo da constatação de que um terço dos turistas escolhem visitar a França para descobrir, antes de tudo, sua cozinha e seus vinhos, o “Goût de/Good France” nasceu em 2015, após o registro da gastronomia francesa como patrimônio imaterial da UNESCO.

Retomando a ideia dos “jantares de Epicuro” de Auguste Escoffier, de 1912, o “Goût de/Good France” incentiva, então, os chefs do mundo todo e as embaixadas a servirem, no mesmo dia, os jantares “à francesa” nas cidades pelos quatro cantos do mundo.

São cerca de 5 mil chefs participantes se comprometerão a compor um jantar “à francesa” em quatro atos (entrada, prato principal, queijo, sobremesa), tudo acompanhado de vinhos e champanhes franceses. No Brasil, o objetivo é de reunir 100 restaurantes inscritos e a Embaixada da França no Brasil estará igualmente envolvida no evento mundial.

O tema da edição 2019 do “Goût de/Good France” será sobre “Desenvolvimento sustentável através da gastronomia e um engajamento dos chefs com a preservação do planeta”.

Após o Acordo de Paris sobre o Clima, a França deve estar na vanguarda da mobilização mundial pelo meio ambiente. Desta forma, o “Goût de/Good France” apoia a Fundação “No More Plastic”, engajada com a proteção dos oceanos e a redução dos materiais plásticos. Foi proposto que 5% dos lucros das refeições do “Goût de/Good France” sejam revertidos à fundação.

O “Goût de/Good France” é a demonstração de uma culinária ancorada em seu tempo que leva em conta a necessidade do momento: o respeito ao planeta e o comer bem. Todos poderão descobrir uma gastronomia festiva que valoriza não somente os artesãos e os produtos locais, mas também uma culinária responsável, preocupada com a preservação do meio ambiente.

Os chefes poderão propor um menu de inspiração francesa ou provençal em seus restaurantes. Os cozinheiros, franceses e brasileiros, poderão adaptar seus pratos a seus próprios mercados e produtos locais a fim de que cada menu seja a prova do comer bem e da preservação do meio ambiente.

Um destino francês será também homenageado: a Provença. Rica em uma forte atualidade gastronômica, a Provença será lançada na ocasião do “Goût de/ Good France”, o ano Marseille Provence Gastronomie (MPG2019), sob o apadrinhamento do chef estrelado Gérald Passédat.

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