sexta-feira, abril 4, 2025
HomePolíticas de turismoTurismo acessível: MTur e UEA apresentam novo livro sobre...

Turismo acessível: MTur e UEA apresentam novo livro sobre inclusão no setor

Durante a IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo, realizada em Brasília (DF), o Ministério do Turismo lançou o livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”. A obra é resultado de uma parceria entre o MTur e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apoio da Itaipu Parquetec e cooperação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Redação do DT

O lançamento integrou o ciclo de palestras do painel “Turismo e Segmentação”, e contou com a apresentação da autora da publicação, professora doutora adjunta da UEA, Marklea da Cunha Ferst. Ela compartilhou dados importantes sobre o perfil do turista com deficiência, incluindo hábitos de consumo, renda e a influência da acessibilidade na escolha dos destinos.

“Cerca de 70% desses turistas consideram a acessibilidade ao escolher um destino e 45% viajam acompanhados. Isso demonstra que investir em acessibilidade não apenas atrai o turista com deficiência, mas também sua família, ampliando o impacto econômico do setor”, destacou Ferst.

A coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero de Souza, também reforçou a importância da iniciativa, alinhada às políticas públicas de inclusão e valorização da diversidade.

“Ao apoiar a publicação desse livro, o MTur reafirma seu compromisso com a inclusão e a promoção de um turismo acessível para todas as pessoas. A obra traz diretrizes essenciais para que os prestadores de serviços turísticos possam atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência, alinhando-se aos princípios do design universal. Com isso, não só ampliamos o acesso, mas também potencializamos a competitividade do setor, criando um ambiente mais acolhedor e diversificado, que respeita e valoriza as diferenças de todos os turistas”, afirmou.

Como parte das ações voltadas ao turismo acessível, o MTur, em parceria com a UNESCO, apoiou ainda a participação da jornalista Jéssica Paula Prego no painel “Turismo Sustentável, Responsável e Regenerativo”. Durante a palestra, Jéssica compartilhou sua vivência como turista com deficiência, destacando a importância da acessibilidade atitudinal.

Com deficiência física desde os seis anos, Jéssica é empresária e representa o Brasil na Alianza Internacional de Turismo Acessível (ATACC). Já visitou 38 países e percorreu mais de 250 mil quilômetros usando muletas. Entre suas conquistas, estão a travessia dos Lençóis Maranhenses a pé e o feito de ter se tornado a primeira mulher paraplégica a escalar o Pão de Açúcar. Ela também é fundadora da Passaporte Acessível, iniciativa dedicada ao mapeamento da acessibilidade em atrativos turísticos ao redor do mundo.

Para reforçar a inclusão no setor, o MTur mantém o Programa Turismo Acessível, que visa garantir que serviços, edificações e equipamentos turísticos estejam preparados para atender a todas as pessoas com segurança, conforto e autonomia.

A IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo segue até esta quinta-feira (3), com debates sobre inteligência artificial, inovação tecnológica e estratégias sustentáveis para o fortalecimento do setor. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) e busca estreitar o diálogo entre o governo federal e os gestores locais.

Fonte: Livia Albernaz / Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque