O turismo brasileiro mantém ritmo acelerado em 2025. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou crescimento de 6% no acumulado de janeiro a agosto, em comparação com o mesmo período de 2024. O desempenho foi impulsionado por segmentos como transporte aéreo de passageiros, hospedagem, serviços de bufê, restaurantes e reservas on-line.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
Em agosto, o índice de atividades turísticas teve alta de 4,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, consolidando 15 meses consecutivos de resultados positivos. Entre os 17 locais analisados, 14 registraram avanço, com destaque para Rio de Janeiro (12,6%), Rio Grande do Sul (11,7%), Ceará (8%), Bahia (7,9%), São Paulo (5,9%) e Paraná (5,8%).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, comemorou o desempenho e reforçou o papel do setor na economia nacional.
“Recebemos mais um resultado do turismo brasileiro com grande satisfação. É mais um crescimento expressivo, movimentando setores importantes da economia e gerando oportunidade, emprego e renda para os brasileiros. Vamos continuar investindo para assegurar, cada vez mais, que o turismo siga como um dos motores do desenvolvimento do Brasil”, afirmou Sabino.
A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE oferece um retrato detalhado do comportamento do turismo e do setor de serviços no país, servindo de base para políticas públicas e investimentos que fortalecem o segmento.
Recorde histórico de turistas estrangeiros
Em setembro, o Brasil alcançou 570.934 chegadas internacionais, o maior número da série histórica para o mês — 28,2% acima de 2024. No acumulado de janeiro a setembro, 7,09 milhões de visitantes estrangeiros entraram no país, um aumento de 45% em relação ao ano anterior.
O resultado superou a meta anual do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que previa 6,9 milhões de turistas estrangeiros em 2025. A meta foi atingida e ultrapassada ainda no nono mês do ano, marcando um recorde histórico para o período.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur