InícioAviaçãoTarifa básica pode impedir mala de mão gratuita, alerta...

Tarifa básica pode impedir mala de mão gratuita, alerta Procon-SP

Mala de mão volta ao centro do debate: o Procon‑SP anunciou nesta quinta‑feira (16) que está solicitando explicações das companhias aéreas que operam no Brasil sobre uma nova modalidade tarifária chamada “básica”, que proíbe levar bagagem de mão e limita o passageiro apenas a um item pessoal gratuito.

DA REDAÇÃO com jornais locais

O Procon‑SP afirmou que essa tarifa “básica” não permite marcação de assento, reembolso ou despacho de malas — e obriga o consumidor a pagar separadamente por todos os serviços que antes vinham incluídos.

Nas empresas Latam e Gol, a tarifa “basic” já vem sendo aplicada em alguns voos internacionais, limitando o transporte de mala de mão. A Latam, por exemplo, permite apenas um item pessoal de até 10 kg, com dimensões de 45×35×20 cm, acomodado sob o assento dianteiro. A Gol, por sua vez, definiu como padrão uma bolsa ou mochila de até 10 kg, com limites de 32×43×22 cm, para quem contratar a tarifa básica.

O Procon‑SP questiona se a nova taxa está sendo apresentada ao consumidor com clareza, e se não representa prática abusiva, violando – por exemplo – o dever de informação do Código de Defesa do Consumidor. Outro ponto levantado é se os itens acumulados sob os assentos poderiam dificultar evacuações de emergência — norma internacional exige que a soltura da cabine ocorra em até 90 segundos. Também há questionamentos sobre impactos à saúde dos passageiros em voos mais longos, dado que volumes à frente impedem que se alonguem as pernas.

Em resposta, a Latam disse que a tarifa “basic” opera apenas em rotas internacionais e não em voos domésticos, justificando a novidade como uma opção mais econômica para quem viaja com pouca bagagem. Já a Gol declarou que emitirá manifestação direta ao Procon sobre a aplicação da tarifa.

Câmara pode proibir cobrança extra por mala de mão

No âmbito legislativo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos‑PB), anunciou que pautará em regime de urgência um projeto que proíbe a cobrança extra por mala de mão em voos nacionais e internacionais operados por companhias que atuem no Brasil. O projeto, de autoria do deputado Da Vitoria (PP‑ES), garantiria ao passageiro o direito de transportar uma bagagem de mão, dentro dos limites da ANAC, e um item pessoal, sem taxas adicionais.

À medida que a discussão avança, consumidores e órgãos de fiscalização estão atentos aos termos com que a tarifa impacta práticas já consolidadas no setor aéreo — inclusive, o direito à mala de mão sem encargos.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque