sexta-feira, janeiro 2, 2026
InícioPolíticas de turismoTurismo chinês avança no Brasil e Embratur intensifica ações...

Turismo chinês avança no Brasil e Embratur intensifica ações para 2026

A chegada de turistas chineses ao Brasil manteve trajetória de crescimento ao longo de 2025 e consolidou a estratégia da Embratur de ampliar a presença do país no maior mercado emissor de viajantes do mundo. Entre janeiro e novembro do ano passado, 94,4 mil visitantes da China desembarcaram em destinos brasileiros, alta de 34% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 70,4 mil turistas. O volume também superou o total registrado em todo o ano de 2024, de 76,5 mil visitantes.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur

O resultado é atribuído à retomada das ações promocionais no mercado chinês, incluindo a participação do Brasil na ITB China, uma das principais feiras de turismo do país asiático. Com a chegada de 2026, que marca o Ano da Cultura Brasil–China, a expectativa é de intensificação dessas iniciativas, ampliando ainda mais o fluxo turístico entre os dois países.

O Ano da Cultura Brasil–China é uma ação coordenada pela Casa Civil, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores, com participação da Embratur. A China ocupa posição estratégica para o turismo brasileiro por ser o maior emissor global de turistas e apresentar amplo potencial de crescimento para os destinos nacionais.

Ao longo de 2025, a promoção do Brasil no mercado chinês incluiu uma press trip com comunicadores do país asiático por São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, dentro do projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025, além de parcerias com veículos de imprensa locais e acordos com representantes do trade turístico.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a China segue como um dos mercados prioritários do Plano Brasis. “O crescimento de turistas chineses no Brasil mostra que estamos no caminho certo. E ainda temos espaço para expandir nossa participação nesse mercado. Por isso, investimos de forma estruturada nessa aproximação, que será ainda maior ao longo de 2026”, afirmou.

Além do retorno à ITB China, a Embratur ampliou sua atuação com parcerias com canais de comunicação chineses, o lançamento de um site oficial em mandarim e a ativação de um escritório de relações públicas na China, fortalecendo o relacionamento com a mídia e o trade local.

Acordos e capacitação no mercado chinês

Durante a ITB China, a Embratur lançou a plataforma Brasil Travel Specialist em mandarim, voltada à capacitação de agentes e operadores turísticos chineses. A ferramenta oferece treinamentos com foco em segmentos como natureza, cultura e gastronomia, qualificando profissionais locais para promover o Brasil e ampliar oportunidades de negócios.

A participação brasileira na feira também resultou na assinatura de memorandos de entendimento com empresas estratégicas do setor de turismo da China. Os acordos preveem ações conjuntas de promoção, estratégias de comunicação digital, intercâmbio cultural e apoio à comercialização internacional, com uso de inteligência de mercado para ampliar a visibilidade do Brasil junto ao público chinês.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embratur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque