A Agência Nacional de Turismo da Itália – Enit divulgou uma nota nesta segunda-feira (3) informando que 79% da disponibilidade de ofertas on-line foram compradas. A fonte é a plataforma Booking.com
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Na nota, a agência adianta que a semana de Ferragosto (data de 15 de agosto que marca o fim das férias para alguns e o início para os outros), de 10 a 16 de agosto de 2020, promete já que as as reservas na Península estão quase esgotadas. “A Itália se sai melhor que a Espanha: 79% da disponibilidade de ofertas on-line já foram vendidas (fonte Booking.com), enquanto o país ibérico possui 72% das reservas on-line compradas”, diz o comunicado, comparando os países vizinhos.
Veja também as mais lidas do DT
Essa retomada a la dulce vita na Itália, destacam-se os principais destinos à beira-mar: 80% em Rimini, 81% em Ravello, 86% em Cavallino-Treporti, 94% em Cilento e 98% em Salento.
As montanhas italianas também veem as reservas nos Alpes esgotadas em 84%, competindo com os franceses (87%). Em 30 de julho, a análise das reservas de aeroportos de agosto a outubro, em comparação com os concorrentes diretos Espanha e França, ainda indica uma queda das reservas na Itália e dos outros países analisados, apesar da Itália ter recuperado espaço no mercado durante os meses de verão.
Mais números
De acordo com o informativo, no total, entre agosto e outubro, 191.533 reservas foram efetuadas para passageiros de aeroportos internacionais na Itália, 204.641 na Espanha e 150.672 na França. É claro que este é um momento delicado, em constante mudança em que o desempenho do setor está claramente conectado à tendência da epidemia na Itália e no resto do mundo.
Em termos econômicos, a movimentação indica que a contribuição direta do turismo para a economia italiana diminuirá -2,6 pontos percentuais em 2020 em comparação a 2019, quando representou 5,7% do produto interno bruto. Portanto, a contribuição total (que inclui efeitos indiretos e induzidos, bem como o impacto direto) do setor deverá diminuir em -5,8 pontos percentuais, em comparação com 13% do PIB em 2019. Quanto aos impactos diretos, a redução esperada para a Itália é menor do que nos outros países selecionados (-7,4% da Espanha em relação ao valor de 2019). Além disso, a Itália continua sendo um dos destinos preferidos para turismo, com 882,7 mil menções a viagens na Itália, das quais 83,3 mil na web e 799,4 mil nas mídias sociais. As menções produziram 233,7 milhões de interações totais. O tema “subsídios de férias” produz um bilhão e 100 milhões de visualizações, seguido pelo tema turismo, com 362,2 milhões de visualizações.