Desde o último sábado (27), as opções de passeio da usina de Itaipu e demais atrativos turísticos, como as Cataratas em Foz do Iguaçu, estão funcionando de forma parcial, com 30% da capacidade, respeitando as orientações dos protocolos sanitários dos governos estadual e municipal recém-reeditados.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências nacionais
Para isso, haverá o compromisso de controle ainda mais rigoroso, maior fiscalização e reforço dos parceiros do setor para garantir que turistas e trabalhadores do segmento sigam as determinações do uso obrigatório de máscara de proteção facial, distanciamento social e distribuição de álcool em gel nos passeios.
Veja também as mais lidas do DT
Foz do Iguaçu é considerado um case de sucesso e referência nacional como destino de turismo seguro. O turismo e a hotelaria são considerados serviços essenciais no município porque movimentam toda uma cadeia econômica.
Mais de dez mil pessoas já garantiram suas reservas para os próximos dias. A redução de atendimento em 30% respeita as medidas restritivas, mas, ao mesmo tempo, evita transtorno para quem está com viagem marcada para Foz e preserva postos de trabalho.
Os governos estadual e municipal justificam as medidas como necessárias em função do aumento de casos do novo coronavírus e, por consequência, colapso no atendimento das unidades hospitalares de todo o Paraná.