Nesta quinta-feira (16), Santos anunciou melhorias em sua infraestrutura turística. Em cerimônia na Praça Mauá, ocorreu a reinauguração dos Postos de Informações Turísticas (PIT’s) e a apresentação dos novos ônibus turísticos que circularão pela cidade.
A revitalização dos PIT’s e adesivagem dos ônibus aconteceram entre os últimos dias 28 e 30 de dezembro e é uma realização do Santos Convention & Visitors Bureau (SCVB) em parceria com a Central de Receptivos e a Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur), sendo parte do esforço contínuo para tornar a cidade ainda mais acolhedora e atrativa para os visitantes.
O PIT localizado na Praça Mauá recebeu uma nova adesivagem, com elementos gráficos que fazem parte da nova identidade do Visite Santos – Santos Convention & Visitors Bureau, refletindo a diversidade e a beleza da nossa cidade. Este Posto estará em funcionamento a partir do dia 16 de janeiro, oferecendo informações aos turistas sobre as atrações locais, serviços e eventos.
O Posto do Aquário, que já está em funcionamento, passou por uma revitalização completa, e contamos com o trabalho artista visual Leonardo Lete, o Preo, valorizando assim os talentos locais, além de destacar o lugar como um ponto importante para os turistas que visitam um dos principais atrativos da cidade.
Ambos os postos têm como objetivo melhorar a experiência do visitante, tornando o acesso à informação mais acessível e eficiente.
Para o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, a parceria com o Santos Convention & Visitors Bureau é uma forma de fortalecer o trade local.
“Estamos em pleno crescimento do segmento do turismo na nossa cidade e a criação de dois pontos de atendimento ao turista, sendo um no centro histórico e um outro na orla, comercializando city tours, será um grande incremento para o turismo receptivo de Santos, bem como o retorno da linha turística regular. Essa parceria e apoio do Visite Santos, fortalece a união do trade local.”
A presidente do SCVB, Vanessa Lombardi, destacou a importância dessas iniciativas e relembrou que são ações que foram anunciadas no 7° Fórum de Turismo e Eventos, realizado no último dia 11 de dezembro.
“A revitalização dos PIT’s e o envelopamento dos ônibus turísticos são iniciativas essenciais para destacar Santos como um destino turístico de referência. Elas proporcionam maior visibilidade aos nossos associados e, ao mesmo tempo, enriquecem a experiência do visitante.
Com a presença dos associados nos PIT’s, oferecendo materiais e ações específicas, conseguimos aproximá-los ainda mais do público, criando uma conexão direta entre turistas, munícipes e os melhores serviços que nossa cidade tem a oferecer.
O transporte turístico foi projetado para proporcionar aos visitantes uma experiência confortável e informativa, com veículos que receberam adesivagem especial para destacar a identidade visual do Visite Santos.
Este investimento do Santos Convention & Visitors Bureau, em parceria com Prefeitura, via Setur e com a Central de Fretes, fortalece o trade e gera uma união local”
Linhas Turísticas
Os ônibus turísticos, com três rotas fixas e uma sazonal, estarão disponíveis para o público a partir de 16 de janeiro, oferecendo a oportunidade de explorar a cidade de maneira prática e diversificada. As novas rotas são:
- Rota Amarela: Conecta a orla de Santos ao Centro Histórico, proporcionando uma vista panorâmica da cidade e das principais atrações turísticas.
- Rota Azul: Percorre toda a orla santista, permitindo que os passageiros desfrutem das belíssimas praias da cidade.
- Rota Verde: Foca nos pontos turísticos relacionados a Pelé e ao Santos Futebol Clube, oferecendo uma imersão na história do esporte e da cidade.
Além dessas rotas fixas, será ativada uma Rota Sazonal a partir do Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais, sempre que houver passageiros de cruzeiros em trânsito. Essa rota permitirá que turistas que chegam de navio explorem a cidade de maneira prática e confortável.
Concorrência Pública
A Central de Receptivos ganhou por meio de uma concorrência pública, tipo maior oferta, para a exploração de dois espaços públicos para implantação de uma agência de turismo receptivo para comercialização de passeios, city tours, walking tours, ingressos, souvenir etc. A linha turística Visite Santos é um dos produtos que a agência irá comercializar.
José Luiz Blanco, CEO da Central de Receptivos, também enfatizou o papel crucial dos PIT’s e dos ônibus turísticos para o crescimento da cidade
“Os pontos de informações turísticas desempenham um papel essencial no desenvolvimento do turismo. Eles não só melhoram a experiência do visitante, mas também impulsionam a economia local e promovem a cultura de Santos.”
Com essas ações, a cidade está se preparando para oferecer uma experiência ainda mais rica e completa para seus visitantes, consolidando-se como um polo turístico importante no litoral paulista.