sexta-feira, janeiro 24, 2025
InícioPolíticas de turismoTurismo de SP anuncia novidades para desenvolver o afroturismo...

Turismo de SP anuncia novidades para desenvolver o afroturismo no Estado

Na sexta-feira, 24 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente. Esta data foi instituída em 2019 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A ocasião destaca a rica diversidade cultural e a influência africana em diversas partes do planeta, promovendo o respeito por todas as raças, etnias, culturas e a criatividade humana.

Segundo nota enviada pela Imprensa Turismo SP ao DIÁRIO, para marcar a ocasião, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) anuncia novidades destinadas a impulsionar o segmento de afroturismo no Estado. A primeira delas é a atualização do guia Afroturismo SP no site, uma publicação lançada em 2024 que reúne os dez principais roteiros e atrativos paulistas relacionados ao afroturismo.

“Lançamos o guia e foi um sucesso. Agora, a Setur-SP e o Grupo de Trabalho de Afroturismo vão atualizá-lo para torná-lo mais robusto e completo, com mais destinos e atrativos que valorizam o legado do povo negro. Teremos a segunda edição da publicação. O objetivo é atender melhor esse público tão importante e desenvolver o afroturismo, que é uma prioridade para o Estado de São Paulo”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

Além da segunda edição do guia, estão previstas outras iniciativas voltadas para o segmento afro. Recentemente, o Grupo de Trabalho (GT) de Afroturismo reuniu-se na Secretaria e tomou importantes decisões, como a inclusão de perguntas sobre cor/raça nas pesquisas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). Essa medida permitirá identificar a participação do afroturismo no Estado de São Paulo, compreender o perfil dos viajantes, desenvolver políticas mais inclusivas e atender melhor esse público.

O GT também propôs a realização de mais workshops e roadshows sobre afroturismo no interior do Estado para capacitar agentes de viagens e profissionais do setor. Dessa forma, será possível atender melhor os turistas que buscam experiências ligadas à cultura afro-brasileira. Outra ideia do grupo é aumentar a participação em feiras e eventos voltados ao público negro, como a Feira Preta e a Expo Internacional Dia da Consciência Negra.

A cultura africana e afrodescendente está profundamente presente no Estado de São Paulo, onde 41% da população é negra, segundo dados do IBGE. A comunidade negra desempenha um papel fundamental na construção da identidade do estado.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque