No turismo, conexões são mais do que importantes, são transformadoras. Elas abrem caminhos para que viagens se tornem experiências inesquecíveis e encontros virem grandes oportunidades de negócios. Desde sua primeira edição, a WTM Latin America se firmou como palco essencial para o networking e o fechamento de parcerias, além de funcionar como vitrine que projeta o turismo latino-americano para o mundo, e ao mesmo tempo, traz o mundo para a América Latina. Neste ano, essa vocação ganha ainda mais força com uma aliança inédita firmada com a Embratur.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, parceira do evento desde a primeira edição, em 2013, a Embratur passa a assumir um papel importante dentro do Programa de Hosted Buyers que, em 2025, se chamará WTM Latin America Hosted Buyers Program Powered by Embratur. Na edição que será realizada de 14 a 16 de abril deste ano, a Agência atuará em conjunto com a equipe da WTM Latin America, indicando parte dos compradores e garantindo que eles estejam mais alinhados às estratégias de expansão do turismo brasileiro.
“Essa parceria fortalece o matchmaking, pois permite criar espaço para encontros nos quais os expositores brasileiros terão a chance de se conectar de forma mais significativa e direta com os compradores internacionais selecionados. Mais do que transações, queremos incentivar relações duradouras”, pontua Bianca Pizzolito, Event Leader da WTM Latin America.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforça que o Programa de Hosted Buyers é parte da estratégia de geração de novos negócios e comemora a aliança. “Convidamos os compradores mais estratégicos de nossos mercados prioritários para vir ao Brasil, com a oportunidade de conhecer nossos produtos e fechar acordos comerciais. Isso significa mais pacotes com destinos do Brasil na prateleira das agências pelo mundo”, destaca, ressaltando que a escolha será feita com base na inteligência de dados e de mercados. “Serão selecionados compradores de mercados com alto potencial de crescimento, com foco na diversificação de produtos, serviços e destinos turísticos”, revela.
Rodada de negócios exclusiva
Além de qualificar os convidados, a iniciativa também promoverá uma rodada de negócios exclusiva entre os dois elos da cadeia, por meio de uma parceria com o Sebrae. “O encontro entre os hosted buyers e os expositores brasileiros acontecerá 30 minutos antes da abertura do Speed Networking em uma abordagem que busca não apenas ampliar o volume de negócios, mas também permitir que os destinos do Brasil sejam apresentados com profundidade e atenção especial”, complementa Bianca.
Para Freixo, a WTM Latin América é o evento realizado no Brasil que mais gera negócios internacionais importantes para o turismo brasileiro. “Apostar nessa vocação é muito importante, pois trazemos operadores internacionais que vão ter contato com o que há de melhor do Brasil e que está pronto para o turismo internacional. Eles vão realizar bons negócios que vão gerar resultado em suas empresas e irão se planejar para retornar nos próximos anos”, reflete, destacando a ampla rede de divulgação da WTM Latin America dentro de um portfólio global com eventos em diferentes locais do mundo. “A consolidação desse evento no calendário global do turismo é fundamental para as nossas pretensões de tornar o Brasil um competidor da primeira prateleira no turismo internacional”, diz
Ao unir a expertise da WTM Latin America na curadoria de compradores e a visão estratégica da Embratur para fortalecer o turismo brasileiro, a parceria se traduz em mais do que números. Ela representa um esforço genuíno para aproximar destinos e oportunidades, promover encontros que fazem a diferença e construir um turismo mais conectado e forte. “Nosso objetivo é que cada participante saia da feira não apenas com contatos e contratos, mas com novas perspectivas, inspirações e a certeza de que o turismo brasileiro está preparado para ir ainda mais longe”, finaliza Bianca Pizzolito.