Turismo em Gramado após tragédias: o que as autoridades falam

Continua depois da publicidade

O secretário de Turismo e o prefeito fizeram uma atualização sobre o turismo em Gramado após os deslizamentos de terra


EDIÇÃO DO DT com informações do Jornal NH

Gramado, no Rio Grande do Sul, tem sofrido com as fortes chuvas, que assolaram a região nos últimos dias com enchentes e deslizamentos de terra, além do desabamento de um prédio. Como se trata de uma cidade que sobrevive do Turismo, a dúvida que fica é como o setor se manterá após as tragédias causadas pelo clima.

Veja também as mais lidas do DT

Em live, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, e o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, afirmaram que o turismo em Gramado não deverá ser impactado por conta dos lamentáveis ocorridos.

“Apesar dos eventos climáticos que ocorreram nessa cidade, como, aliás, ocorre em qualquer cidade do Brasil, Gramado sofreu, mas o importante que nós precisamos dizer é que os atrativos turísticos estão preservados”, afirmou o secretário.

De acordo com o secretário, bares, restaurantes e hospedagens seguem abertos mesmo diante da situação. Desse modo, os visitantes não precisam cancelar sua viagem ao município. “Gramado está apta a receber todo e qualquer turista que queira para cá se deslocar, que o que houve aqui não afetou os principais ativos turísticos e principalmente o acolhimento que Gramado tem ao turista”, ressaltou Rodriguez Júnior.

Natal Luz

Uma das preocupações do segmento turístico em Gramado era a manutenção da 38ª edição do Natal Luz, a atração mais importante do final de ano na cidade.

Segundo a Secretaria Estadual do Turismo do Estado, o evento natalino não teve qualquer alteração por conta das tragédias, sobretudo porque as principais vias de acesso à cidade já foram liberadas e a área central não foi atingida.

Rachadura de 150 metros na Rua Ladeira das Azaléias, próximo à Avenida Perimetral (Foto: Francisco da Costa / Divulgação)
Rachadura de 150 metros na Rua Ladeira das Azaléias, próximo à Avenida Perimetral (Foto: Francisco da Costa / Divulgação)

O prefeito da cidade reafirma a posição do secretário, pontuando que, apesar dos acontecimentos, Gramado está movimentada como de costume. “A cidade de Gramado continua alegre, continua com o seu povo acolhedor, as flores continuam na cidade apesar da chuva. A limpeza da cidade é uma característica e a segurança é total”, declarou Tissot.

Resolução dos problemas

Agora, de acordo com o prefeito de Gramado, o foco é resolver os problemas causados pelas chuvas. “Estamos buscando projetos, com geólogos de todas as partes do Rio Grande do Sul, e alguns de fora do Estado, para nos dar exatamente as ideias e os caminhos que devemos tomar”, relatou o gestor. “A prefeitura está agindo rapidamente para poder dar essa tranquilidade para a nossa população”, ressaltou.

Além dos problemas estruturais, a prefeitura está buscando assistir as famílias que precisaram deixar suas casas por conta do perigo iminente e das perdas que sofreram. Tissot afirmou que a população está em segurança.

O secretário finalizou garantindo que os esforços estão direcionados à manutenção do turismo em Gramado. “O governo do Estado tem plena confiança na Defesa Civil e na gestão do município de Gramado, que responsavelmente tomou todas as providências e nós temos hoje essa cidade preservada, apta e acolhedora para receber todos os turistas do Brasil e internacionalmente”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade