Viagens de trem devem voltar aos roteiros preferidos dos paulistanos se depender da Secretaria de Turismo de São Paulo
REDAÇÃO DO DT com informações da CPTM
Fomentar o turismo ferroviário é um dos objetivos do governo de São Paulo que, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, tem captado ideias e propostas para melhorar o setor.
Veja também as mais lidas do DT
Diversos municípios do Estado contam com malhas ferroviárias que foram cedidas ou reativadas para o tráfego de trens turísticos.
O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens, tem promovido encontros para debater a situação do turismo ferroviário e também para reunir as melhores propostas para fomentar o segmento.
Como parte do planejamento para entender como está a malha ferroviária já existente, ocorreu uma viagem até a Vila de Paranapiacaba com a litorina da CPTM na primeira semana de julho. A bordo estavam representantes de empresas ligadas a STM, Secretaria de Turismo e Viagens. Além disso há empresas e instituições que já promovem o turismo ferroviário
Em caráter inicial, as discussões para implementar mudanças no turismo ferroviário no Estado engloba além do investimento em trens operacionais. Além disso, há a necessidade de formar um grupo técnico capacitado, assim como áreas operacionais para tráfego e a regulamentação com os órgãos competentes.
Propostas para turismo ferroviário encaminhadas
Como há uma enorme burocracia envolvida na criação de novos padrões para o segmento, a inclusão do governo em tal debate é vista com ótimos olhos. Assim, pode ficar mais simples de realizar as formalizações necessárias para expansão e promoção.
Segundo a CPTM, devem haver ações conjuntas entre as organizações e o governo, com incentivo fiscal na manutenção e renovação de estruturas. Por ora, as propostas encaminhadas para novos serviços se referem ao turismo ferroviário em Sorocaba e São Roque. Nestes locais já existe material rodante e carros de passageiros em status operacional.
Atualmente o estado de São Paulo conta com algumas rotas turísticas ativas. Alguns exemplos são o Trem dos Imigrantes, o Trem de Guararema, o Trem Campinas-Jaguariúna e o Trem Republicano em Itu.