Turismo Judaico: Setur-SP realiza primeira capacitação para agentes, operadores e guias de turismo

Continua depois da publicidade

 Profissionais do setor de turismo conhecem mais sobre o Turismo Judaico: a religião e tradições judaicas

Em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), a Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) e o Museu Judaico promoveram na última quarta-feira (30) a primeira capacitação após a assinatura do protocolo de intenções destinada a agências, operadoras e guias de turismo. Um dos objetivos foi capacitar os profissionais do setor para introduzirem o Museu Judaico nas visitas de turistas.

A ação integra o conjunto de iniciativas da Setur-SP com o objetivo de ampliar o extrato turístico no estado, e mobilizar diversas instituições, como o museu Judaico, o Memorial do Holocausto, o clube Hebraica, restaurantes e sinagogas. “Temos feito um trabalho inovador de mapear, promover e sensibilizar quanto ao turismo religioso, com um olhar para as diferentes tradições como judaica, islâmica, católica, evangélica, de matrizes orientais e origens africanas”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

Veja também as mais lidas do DT

Durante a capacitação, os 36 participantes tiraram dúvidas e conheceram um pouco mais sobre o museu, religião e a criação de sinagogas. Também foram apresentados os projetos do Museu Judaico.

A diretora de Acervo e Memória do museu, Roberta Subdfeld, reforçou a relevância da ação e parceria com a Setur-SP. “Esse trabalho em conjunto é importante porque queremos que os visitantes tenham um novo olhar sobre o Estado, e o grande mérito é que não será somente para o público judaico, mas também para os muçulmanos, evangélicos e cristãos e essa pluralidade é muito importante.”

Segundo a coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Clemente, que está à frente do Programa de Turismo Religioso da secretaria, será realizada mais uma capacitação sobre o Turismo Judaico prevista para o dia 11 de setembro, no Memorial do Holocausto, em São Paulo.

Protocolo de Intenções

O secretário assinou em julho deste ano, no Museu Judaico, em São Paulo, um protocolo de intenções com Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de SP (Fisesp), para promover iniciativas relacionadas ao bem receber da comunidade judaica nacional e internacional no Estado de São Paulo. O intuito do acordo é que o estado seja ainda mais inclusivo e mais tolerante a partir da criação de novos roteiros que apresentem a cultura judaica, sua história e tradição, e guias onde se encontram sinagogas, museus, centros culturais, instituições de apoio, restaurantes kosher e meios de hospedagem.

“Nosso papel é trabalhar para que São Paulo, um estado tradicionalmente acolhedor, seja cada vez mais inclusivo e tolerante. Queremos aumentar o fluxo turístico entre Israel e SP e atrair a comunidade judaica internacional para visitar nosso estado”, concluiu o secretário.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade