O Rio de Janeiro reforça sua presença no mercado internacional de viagens. Até agosto de 2025, o estado já recebeu mais de 1,4 milhão de turistas estrangeiros, um crescimento de 53,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
Para manter o ritmo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio iniciaram, em 10 de setembro, uma agenda estratégica no Canadá, com apoio da Air Canada e do RIOgaleão. O plano inclui capacitações para agentes de viagens e operadores em Toronto (10/9) e Montreal (12/9), além de uma ação em Nova Iorque (15/9).
Nova rota aérea fortalece conexões
O ponto alto da missão foi o lançamento oficial do voo direto Toronto–Rio de Janeiro, que começa a operar em 4 de dezembro, com três frequências semanais. O evento de apresentação reuniu 110 agentes e operadores de turismo em Toronto, com representantes da Air Canada, do Consulado Brasileiro e do Fairmont Rio.
“O Canadá é um mercado estratégico para o Rio de Janeiro, e o novo voo direto de Toronto será uma porta de entrada fundamental para ampliarmos nossa presença no cenário internacional”, destacou Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo.

Mercado canadense em ascensão
Entre janeiro e agosto de 2025, o Rio já recebeu 15.176 turistas canadenses, número 38,3% maior que em 2024 e equivalente a 95% de todo o fluxo do ano passado. Para Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, a alta é favorecida por mudanças de comportamento:
“Um fato relevante é que, diante do aumento de tarifas do governo americano, muitos canadenses reduziram as viagens para os Estados Unidos e buscam novos destinos. O Rio de Janeiro se torna uma opção importante”.

Diversidade de atrativos
Durante as apresentações, a equipe fluminense destacou destinos que vão além da capital, como Paraty, Búzios, região das Agulhas Negras, Vale do Café e Petrópolis, reforçando o potencial do estado para diferentes perfis de visitantes.
Com os Estados Unidos ainda liderando como maior emissor, com 150.611 visitantes nos primeiros oito meses do ano, a nova ligação com Toronto fortalece a estratégia da Setur-RJ de ampliar as conexões com a América do Norte e consolidar o Rio de Janeiro como porta de entrada para o Brasil.
