quinta-feira, janeiro 9, 2025
InícioEconomia do turismoTurismo paulista aposta em eventos, diversidade e capacitação em...

Turismo paulista aposta em eventos, diversidade e capacitação em 2025, diz Visite São Paulo

Em evento na sede da entidade, Secretaria de Turismo também mostrou otimismo com ano que começa e divulgou balanço de 2024

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

O Visite São Paulo Convention Bureau detalhou nesta quarta-feira (8) como funcionará a estratégia de eventos no estado e na capital para 2025. Na ocasião, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo também divulgou um balanço de como o turismo consolidou sua importância na economia paulista, chegando a movimentar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado e movimentar quase 50 milhões de pessoas só no último ano.

Em evento realizado na sede do Visite São Paulo, o presidente da entidade, Toni Sando, destacou a “harmonia entre o setor público e o privado” como fator importante para continuar o posicionamento de São Paulo como destino turístico.

“São Paulo é uma referência para o Brasil e para a América Latina, de ações conjuntas que estão de fato resultados. E por isso que a nossa perenidade enquanto ações, que vem desde 2005, mantendo a diretoria, mantendo o conselho, mantendo as estratégias permanentes, é o que faz com que a gente tenha continuidade nas atividades”, afirmou Sando.

Toni Sando (Visite São Paulo)
Toni Sando (Visite São Paulo)

Ele lembrou como o estado passou por diversos governadores, sem que isso impactasse as iniciativas turísticas promovidas pelo Visite São Paulo. Também presente na ocasião, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, corroborou a visão de Sando.

“É isso que vamos continuar fazendo, pensando em turismo a longo prazo. (…) Por isso é que eu olho para esse ano com muito otimismo, com muito ânimo, que vai dar tudo muito certo. Nós temos bons desafios pela frente. Eu sei que nós vamos encontrar juntos as alternativas, as saídas, as respostas para essas situações”, disse Lucena.

Ainda no encontro, a secretária Executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciana Leite, trouxe os números expressivos no turismo de São Paulo no último ano. Segundo ela, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet) mostra que o turismo representa quase 10% do PIB estadual. Além disso, 2024 fechou com crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

Luciana Leite (Secretaria de Turismo de São Paulo)
Luciana Leite (Secretaria de Turismo de São Paulo) (Foto: Bruno Almeida/DT)

“E temos outros números também que nós podemos celebrar: o aumento de turistas em destinos em todo o estado. São Paulo fechou o ano com 49 milhões de turistas. Então caminhando para 50 foram 46,7 milhões de brasileiros e 2,2 milhões de estrangeiros que visitam o nosso estado. O estado de São Paulo é o maior receptor de turistas do Brasil e o maior também é emissivo. E o ano fechou com a criação de 45 mil novos empregos formais diretos ligados ao turismo”, concluiu Luciana.

Calendário cheio em 2025

Entre os destaques divulgados nesta quarta-feira estiveram a Corrida do Aniversário de São Paulo & Troféu Cidade de São Paulo Drogasil, para celebrar os 471 anos da cidade de São Paulo no próximo dia 25, e números que apontam como 2025 pode ser visto com boas expectativas.

“Nós já temos aqui cadastrados na nossa agenda de eventos, no primeiro trimestre, um aumento na identificação de eventos que estão acontecendo. Isso mostra o quanto a cidade está pujante”, continuou Sando, que aponta como desafio para os próximos anos conseguir estimular que viajantes que passem por São Paulo parem “por um, dois, até três dias, para poder ficar por aqui”.

De acordo com o presidente do Visite São Paulo, a superação nos números se deve, em especial, a equipamentos capazes de receber grandes espetáculos, como os estádios do Morumbis, o Allianz Parque, e, em breve, o Pacaembu, além do Autódromo de Interlagos, todos na capital paulista. Para dar conta de receber todos os viajantes, a Administração Municipal precisa de braços específicos para o setor.

Fernanda Ascar (SPTuris)
Fernanda Ascar (SPTuris) (Foto: Bruno Almeida /DT)

“É importante que a Prefeitura (de São Paulo) tenha um norte no seu investimento (no setor de eventos de turismo). (…) Hoje, são 64 eventos estratégicos publicados para 2025. É uma forma, na verdade, até da gente mostrar a importância do setor de eventos e negócios da cidade”, aponta a gerente de Planejamento e Promoção do Turismo da SPTuris, Fernanda Ascar.

Circuito São Paulo de Cores

Ainda nesta quarta, foi lançada oficialmente a 2a Edição do Circuito São Paulo de Cores, uma iniciativa da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, do Visite São Paulo e da Secretaria de Turismo de São Paulo, para reforçar a diversidade, inclusão e novas possibilidades de engajamento no mercado.

Agora, o projeto deixa de ocorrer apenas na capital e se expande para todo o estado. “O objetivo maior do projeto não é só atrair os turistas, mas sim deixar esse legado de treinamento e capacitação”, começou o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes. Para ele, as empresas podem iniciar agora suas adaptações em especial para junho, considerado mês de orgulho para a comunidade LGBTQIAPN+. “Com essa nossa parceria e com esse projeto sendo lançado agora, queremos que agências e operadoras comecem a preparar coisas específicas para começar a vender agora e trazer esses turistas para a cidade de São Paulo, para o estado de São Paulo”, continuou.

Ricardo espera uma adesão intensa dessas empresas: das 28 que utilizaram o azulejo especial que identificava a participação no projeto em 2024, o presidente da entidade prevê o dobro de cadastrados para 2025.

Ricardo Gomes (Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil) apresenta azulejo para identificação de estabelecimentos que participarão do Circuito das Cores, desenhado pela artista Fabia Fuzeti
Ricardo Gomes (Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil) apresenta azulejo para identificação de estabelecimentos que participarão do Circuito das Cores, desenhado pela artista Fabia Fuzeti (Foto: Bruno Almeida/DT)

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Bruno Almeida
Bruno Almeida
Jornalista

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque