terça-feira, maio 13, 2025
InícioBlog do DiárioTurismo responsável vira prioridade para brasileiros, revela pesquisa

Turismo responsável vira prioridade para brasileiros, revela pesquisa

A Booking.com focou sua nova pesquisa nas comunidades locais e na relação entre moradores e visitantes. O levantamento revelou que 83% dos viajantes brasileiros desejam que o dinheiro gasto em viagens beneficie diretamente a população local. A abordagem permitiu analisar os impactos do turismo sob a ótica de quem viaja e de quem vive nos destinos. A edição de 2025 ouviu 32 mil pessoas em 34 países.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a pesquisa deste ano mostra que os comportamentos relacionados à comunidade e ao impacto econômico agora estão lado a lado com escolhas ambientais. Os viajantes brasileiros estão considerando de forma consciente maneiras de minimizar o impacto dos destinos que visitam, seja buscando dicas sobre viagens em outras épocas do ano (50%) ou visitando destinos alternativos para evitar superlotação (47%).

Olhar do residente sobre o turismo

O relatório revela que 31% dos brasileiros acreditam que o lugar onde moram recebe a quantidade certa de turismo. Embora dois terços (66%) deles achem que o turismo tem um impacto positivo geral no local onde vivem, são necessários ajustes para que os destinos possam crescer em um ritmo saudável e continuar a ser desfrutados por todos. Os residentes de locais turísticos do país destacam alguns dos desafios comuns que enfrentam em relação ao turismo, incluindo: lixo (45%), congestionamentos (40%), aumento do custo de vida (36%) e superlotação (33%).

Apesar dessas preocupações, apenas 17% dos viajantes brasileiros acreditam que limitar o número de turistas em seu destino de origem é a solução. Em vez disso, essas pessoas enfatizam a necessidade de investimento nas comunidades, com melhorias na conservação ambiental (52%), gestão de resíduos (50%) e transporte (48%), identificados como os principais tipos de apoio que gostariam de ver.

“Mais da metade dos brasileiros tem uma percepção positiva sobre o comportamento dos turistas em suas comunidades: 57% afirmam que eles frequentemente ou sempre respeitam os costumes e tradições locais, e 55% dizem que apoiam os negócios da região. Embora ainda haja espaço para melhorias, isso se correlaciona com as suas próprias intenções de viagem, já que 82% dos viajantes brasileiros buscam experiências autênticas e representativas da cultura local”, comenta Marco Sobrinho, Gerente Comercial da Booking.com no Brasil.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.000 entrevistados em 34 países e territórios. Para participar, as pessoas precisavam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2025. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2025.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque