O Governo de São Paulo lançou nesta terça-feira (29), durante a Agrishow 2025, um novo programa para fortalecer o turismo rural no estado. Em cerimônia realizada na feira, o governador Tarcísio de Freitas, ao lado do secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, assinou a autorização do “Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural”. A iniciativa reúne esforços da Casa Civil e de diversas secretarias estaduais — entre elas Agricultura, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Infraestrutura — além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da InvestSP, agência de promoção de investimentos.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, durante o anúncio, o secretário de turismo reforçou que os objetivos principais são o fomento do turismo rural como instrumento de valorização cultural, geração de emprego e renda, e desenvolvimento sustentável; promoção e integração entre atividades agrícolas e turísticas, valorizando a produção agropecuária e o patrimônio cultural e ambiental; apoio a produtores rurais de pequeno porte e a agroindústria na diversificação de atividades, especialmente por meio de ações de capacitação, crédito e inovação tecnológica.
“O turismo rural tem um potencial enorme em São Paulo, com 46 regiões turísticas e 380 municípios com vocação para essa atividade e mais de mil propriedades abertas ao turismo”, afirma Lucena. “Queremos que os turistas descubram as belezas do nosso interior, desde as fazendas históricas até as Rotas do Vinho e do Café, passando pela rica gastronomia e o artesanato local”.
O programa beneficiará propriedades rurais, atrativos turísticos e serviços que atendam aos critérios de turismo rural sustentável, produtores e empreendedores rurais (especialmente os vinculados à agricultura familiar), municípios, instituições de ensino e pesquisa, e entidades privadas sem fins lucrativos que atuem no fomento ao turismo rural.
Dados do Sebrae apontam para o crescimento do setor, com destinos rurais entre os mais procurados pelos viajantes, avançando cerca de 30% ao ano no país. O segmento se fortalece em conjunto com a gastronomia, que contribui para projetar São Paulo como um dos principais destinos turísticos do mundo.
A estruturação do programa representa um avanço do governo paulista para o turismo rural, buscando dar maior reconhecimento aos atrativos do setor. No ano passado, também na Agrishow, a Setur-SP lançou o Mapa de Turismo Rural do Estado, um guia com opções de queijos, doces, cafés e outras iguarias de 23 produtores das dez rotas gastronômicas do estado.
O programa prevê o desenvolvimento de rotas piloto, que servirão de prova de conceito para estruturação de um produto turístico rural. A expectativa é que o programa impulsione oportunidades em toda a cadeia do turismo rural, com impacto em segmentos como pesca esportiva, turismo de aventura e turismo religioso. Além disso, são esperadas melhorias significativas na infraestrutura, incluindo estradas vicinais, rotas rurais e conectividade.
Os eixos de atuação do programa abrangem o desenvolvimento de rotas rurais, a qualificação profissional, a atração de investimentos, a promoção da produção associada e a melhoria da infraestrutura (acesso, mobilidade, sinalização e conectividade). A Secretaria de Turismo destaca como ações prioritárias a promoção turística, a qualificação da mão de obra, a melhoria de estradas e a implantação de sinalização turística.
Agrishow 2025
A Setur marca presença na 30ª edição da Agrishow e apresentará em um pavilhão de 1600m², em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a diversidade e a riqueza do agroturismo paulista. O espaço reunirá 120 produtores, que exibirão uma variedade de produtos artesanais, como queijos, vinhos, mel, café, cachaças e compotas. Destes, 25 integram o programa Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia do estado. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de produtores que cultivam tradições e inovam em seus produtos.