terça-feira, janeiro 14, 2025
InícioBlog do DiárioTurismo rural e enoturismo no Alentejo - experiências de...

Turismo rural e enoturismo no Alentejo – experiências de hospedagem, gastronomia e passeios

O Alentejo é uma região de Portugal que se destaca pelo turismo rural e enoturismo. É uma verdadeira pérola no meio do país, ainda pouco populosa – tem a menor densidade populacional da Europa mas é, sobretudo, um charmoso segredo bem guardado do país, ainda a ser mais explorado. No Alentejo o visitante respira leveza e natureza, e se encanta a todo tempo com paisagens únicas.

*Por Simone Barros – @viagemelifestyle

Na região, as vinhas e olivais têm grande destaque. Um passeio pelos distritos ( ou concelhos como são chamados) é possível degustar vinhos, queijos, produtos de charcutaria e azeites de muita qualidade.

E é nesse cenário especial de Portugal que conhecemos e tivemos uma imersão na Herdade da Malhadinha Nova, onde tudo remete à hospitalidade e excelência em receber. A Herdade é mais que uma vinícola e uma hospedagem alentejana, ela é reconhecida pela gastronomia, por sua atuação com sustentabilidade e por oferecer experiências únicas aos visitantes.

A Herdade está localizada em Albernoa, Beja, no coração do Baixo Alentejo, numa área de 610 hectares. Fruto da paixão e dedicação da família Soares, a herdade existe desde 1998, e onde um dia tiveram terras muito abandonadas, deram origem a uma área muito produtiva. Cercada de fauna (ovelhas puras merinas alentejanas e cavalos Puro-sangue Lusitano são encontrados na propriedade) e flora, a Malhadinha vem conquistando prêmios e reconhecimentos por sua hospedagem, serviços e vinhos. Cabe destacar que a propriedade está inserida na Rede Natura 2000, uma zona de proteção especial criada pela UNESCO e que visa proteger espécies extremamente raras.

Malhadinha Nova (foto - Simone Barros / DT)
Malhadinha Nova (foto – Simone Barros / DT)

Hospedagem

Exclusividade e conforto são pontos altos da hospedagem em qualquer uma das cinco áreas de alojamentos da Malhadinha Nova. A casa original fica na área chamada Monte da Peceguina ( um dos vinhos produzidos ali), e ali estão três suítes e sete quartos, biblioteca, wine bar, spa e piscina com vista panorâmica da propriedade. Já na Casa das Pedras, que conta com quatro suítes, com 100 m2 cada uma, o hóspede conta com terraços e piscinas privativas. Um pouco mais adiante está a Casa do Ancoradouro, com sete suítes e também sua própria piscina. E mais: a Casa da Ribeira com três suítes, e a Casa das Artes e Ofícios, com duas suítes.

Charmosa e ampla hospedagem (foto: Simone Barros - DT)
Charmosa e ampla hospedagem (foto: Simone Barros – DT)

O café da manhã é sempre servido em cada uma das áreas da hospedagem, contendo pães, bolos, mel e Ju geleias de produção local, além de delícias preparadas na hora. Para ida ao restaurante, haras e qualquer outro espaço de lazer da Malhadinha o hóspede conta com carrinhos, bastando solicitar e reserva horário para que um membro da equipe vá buscá-lo e levá-lo ao local desejado.

Adega da Malhadinha Nova (foto - Simone Barros / DT)
Adega da Malhadinha Nova (foto – Simone Barros / DT)

Turismo rural e sustentabilidade

O vinho é, sem dúvida, o coração da Herdade da Malhadinha Nova. Em 2001 foram plantados os primeiros 20 hectares de vinha por lá e hoje a área de vinhas estende-se por 80 hectares. As boas condições climáticas do Alentejo, os solos ricos em xisto e as encostas da região formam o que se chama o terroir da Malhadinha Nova, a essência dos vinhos produzidos ali. Mas, além dos vinhos, a Malhadinha conta ainda com um olival onde ainda é feita colheita manual que visam garantir um azeite de pureza elevada; produção de mel que é 100% natural; e produtos direto de suas hortas biológicas, como ervas, frutas e legumes. A totalidade dos mais de 600 hectares da propriedade foram convertidos para regime biológico em 2017, tendo adquirido a certificação oficial em 2020.

Spa e experiências

O spa, junto à piscina da área de Monte da Peceguina, é um espaço de relaxamento e bem-estar. Foi desenhado pelo arquiteto Ayres Mateus e conta com sauna, salas de massagem e banheira de vinoterapia de onde é possível apreciar o campo.

O enoturismo é uma das atividades mais procuradas na Malhadinha Nova. É possível visitar a área de vinhas, a adega e participar de degustações dirigidas de rótulos locais.

Passeio de quadriciclo para explorar a propriedade (foto - Simone Barros / DT)
Passeio de quadriciclo para explorar a propriedade (foto – Simone Barros / DT)

Além disso, a hospedagem oferece passeios a cavalo, passeios em quadriciclos, piqueniques de frente para as vinhas e também workshops de olaria e de culinária.

Restaurante da Malhadinha Nova tem uma estrela Michelin green (foto: Simone Barros / DT)
Restaurante da Malhadinha Nova tem uma estrela Michelin green (foto: Simone Barros / DT)

Alta gastronomia

Na Malhadinha Nova hóspedes e visitantes podem conhecer uma experiência de alta gastronomia com estrela Michelin green ( sempre mediante reserva).

O chefe Executivo Joachim Koerper, a chefe Executiva de Pastelaria Cintia Koerper, junto a equipe de cozinha, salão e com o Sommelier Andrii Pokryshko apresentam uma culinária portuguesa que mescla tradição e inovação à uma apresentação única em pratos diferenciados.

A maior parte de produtos que vai para a cozinha são da Herdade e se destacam, portanto, refeições que são uma verdadeira viagem por cores e sabores da tradição alentejana. No restaurante os vinhos, o azeite, o mel, cereais variados – tais como trigo duro e barbela, aveia, centeio, cevada, a vaca alentejana, o borrego Merino e o porco preto, todos têm denominação de origem protegida DOP, e os legumes e frutas das hortas e pomares são da propriedade. O resultado final são pratos e sobremesas únicos, com a criatividade e talento dos chefs Joachim e Cíntia e a assinatura da Malhadinha Nova.

Para viajar para Portugal, a TAP oferece voos diretos para Lisboa a partir do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, dentre outras cidades.

Gostou de conhecer sobre a região de Alentejo e a Malhadinha Nova? Leia também no DT:

Le Marais – o que fazer e onde ficar num dos bairros mais descolados de Paris

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque