O Alentejo é uma região de Portugal que se destaca pelo turismo rural e enoturismo. É uma verdadeira pérola no meio do país, ainda pouco populosa – tem a menor densidade populacional da Europa mas é, sobretudo, um charmoso segredo bem guardado do país, ainda a ser mais explorado. No Alentejo o visitante respira leveza e natureza, e se encanta a todo tempo com paisagens únicas.
*Por Simone Barros – @viagemelifestyle
Na região, as vinhas e olivais têm grande destaque. Um passeio pelos distritos ( ou concelhos como são chamados) é possível degustar vinhos, queijos, produtos de charcutaria e azeites de muita qualidade.
E é nesse cenário especial de Portugal que conhecemos e tivemos uma imersão na Herdade da Malhadinha Nova, onde tudo remete à hospitalidade e excelência em receber. A Herdade é mais que uma vinícola e uma hospedagem alentejana, ela é reconhecida pela gastronomia, por sua atuação com sustentabilidade e por oferecer experiências únicas aos visitantes.
A Herdade está localizada em Albernoa, Beja, no coração do Baixo Alentejo, numa área de 610 hectares. Fruto da paixão e dedicação da família Soares, a herdade existe desde 1998, e onde um dia tiveram terras muito abandonadas, deram origem a uma área muito produtiva. Cercada de fauna (ovelhas puras merinas alentejanas e cavalos Puro-sangue Lusitano são encontrados na propriedade) e flora, a Malhadinha vem conquistando prêmios e reconhecimentos por sua hospedagem, serviços e vinhos. Cabe destacar que a propriedade está inserida na Rede Natura 2000, uma zona de proteção especial criada pela UNESCO e que visa proteger espécies extremamente raras.
Hospedagem
Exclusividade e conforto são pontos altos da hospedagem em qualquer uma das cinco áreas de alojamentos da Malhadinha Nova. A casa original fica na área chamada Monte da Peceguina ( um dos vinhos produzidos ali), e ali estão três suítes e sete quartos, biblioteca, wine bar, spa e piscina com vista panorâmica da propriedade. Já na Casa das Pedras, que conta com quatro suítes, com 100 m2 cada uma, o hóspede conta com terraços e piscinas privativas. Um pouco mais adiante está a Casa do Ancoradouro, com sete suítes e também sua própria piscina. E mais: a Casa da Ribeira com três suítes, e a Casa das Artes e Ofícios, com duas suítes.
O café da manhã é sempre servido em cada uma das áreas da hospedagem, contendo pães, bolos, mel e Ju geleias de produção local, além de delícias preparadas na hora. Para ida ao restaurante, haras e qualquer outro espaço de lazer da Malhadinha o hóspede conta com carrinhos, bastando solicitar e reserva horário para que um membro da equipe vá buscá-lo e levá-lo ao local desejado.
Turismo rural e sustentabilidade
O vinho é, sem dúvida, o coração da Herdade da Malhadinha Nova. Em 2001 foram plantados os primeiros 20 hectares de vinha por lá e hoje a área de vinhas estende-se por 80 hectares. As boas condições climáticas do Alentejo, os solos ricos em xisto e as encostas da região formam o que se chama o terroir da Malhadinha Nova, a essência dos vinhos produzidos ali. Mas, além dos vinhos, a Malhadinha conta ainda com um olival onde ainda é feita colheita manual que visam garantir um azeite de pureza elevada; produção de mel que é 100% natural; e produtos direto de suas hortas biológicas, como ervas, frutas e legumes. A totalidade dos mais de 600 hectares da propriedade foram convertidos para regime biológico em 2017, tendo adquirido a certificação oficial em 2020.
Spa e experiências
O spa, junto à piscina da área de Monte da Peceguina, é um espaço de relaxamento e bem-estar. Foi desenhado pelo arquiteto Ayres Mateus e conta com sauna, salas de massagem e banheira de vinoterapia de onde é possível apreciar o campo.
O enoturismo é uma das atividades mais procuradas na Malhadinha Nova. É possível visitar a área de vinhas, a adega e participar de degustações dirigidas de rótulos locais.
Além disso, a hospedagem oferece passeios a cavalo, passeios em quadriciclos, piqueniques de frente para as vinhas e também workshops de olaria e de culinária.
Alta gastronomia
Na Malhadinha Nova hóspedes e visitantes podem conhecer uma experiência de alta gastronomia com estrela Michelin green ( sempre mediante reserva).
O chefe Executivo Joachim Koerper, a chefe Executiva de Pastelaria Cintia Koerper, junto a equipe de cozinha, salão e com o Sommelier Andrii Pokryshko apresentam uma culinária portuguesa que mescla tradição e inovação à uma apresentação única em pratos diferenciados.
A maior parte de produtos que vai para a cozinha são da Herdade e se destacam, portanto, refeições que são uma verdadeira viagem por cores e sabores da tradição alentejana. No restaurante os vinhos, o azeite, o mel, cereais variados – tais como trigo duro e barbela, aveia, centeio, cevada, a vaca alentejana, o borrego Merino e o porco preto, todos têm denominação de origem protegida DOP, e os legumes e frutas das hortas e pomares são da propriedade. O resultado final são pratos e sobremesas únicos, com a criatividade e talento dos chefs Joachim e Cíntia e a assinatura da Malhadinha Nova.
Para viajar para Portugal, a TAP oferece voos diretos para Lisboa a partir do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, dentre outras cidades.
Gostou de conhecer sobre a região de Alentejo e a Malhadinha Nova? Leia também no DT:
Le Marais – o que fazer e onde ficar num dos bairros mais descolados de Paris