Turista da Copa planejou viagem pela internet

Continua depois da publicidade

Estudo do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostra que a maior parte dos turistas estrangeiros (67,6%) que vieram para a Copa do Mundo buscaram informações sobre o país na internet.

O dado revela um aumento considerável em relação aos últimos anos. Em 2009, uma parcela pequena dos viajantes (19,9%) recorria à rede para este fim. A maioria ainda acionava amigos e parentes (29,9%) para obter informações. A rede passou a ser acionada em todas as fases de uma viagem: da pesquisa à reserva, do registro das imagens ao compartilhamento de informações.

A primeira explicação para este aumento está no fato de que, nos últimos dois anos, a rede não só se expandiu como se consolidou como fonte confiável de informações. O número de blogs, de fóruns e de portais colaborativos se segmentou a tal ponto que o viajante do século 21 já pode receber notícias – e avaliações – de um determinado destino turístico em tempo real.

Veja também as mais lidas do DT

O ganho de importância da internet também se explica pelo perfil jovem e pela alta escolaridade do estrangeiro que visitou o país. “O maior grupo tem entre 25 e 31 anos (31,9%) e alta escolaridade”, afirma o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes..

“Gosto do processo de comparar preços e traçar meu roteiro”, disse o escocês Jonny Sweet, de 27 anos. O mesmo fez o norte-americano Jonathan Obial (25), que disse ter pesquisado bastante na rede até encontrar os melhores preços de albergues e passagens aéreas.

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade