Um turista sul-africano de 59 anos faleceu no último sábado (25) após ser pisoteado por um elefante no Parque Nacional Kruger. Segundo a agência sul-africana de parques nacionais SANParks, o trágico episódio ocorreu quando ele tentava proteger seus netos, de 5 e 11 anos, que estavam sob ataque do animal.
REDAÇíO DO DT
De acordo com o relatório policial, o incidente se deu em uma das entradas mais movimentadas do parque. As crianças estavam fotografando o elefante quando foram pegas de surpresa. Ao tentarem escapar, caíram no chão, momento em que o elefante atacou o neto mais velho com sua tromba. O avô interveio na tentativa de salvar a criança, mas acabou sendo pisoteado e morreu devido ao ataque do animal. O menino sofreu lesões em uma das pernas.
“Um turista foi pisoteado por um elefante. O acidente resultou, infelizmente, na morte da vítima”, informou a agência. Devido “à natureza sensível” do acidente, a SANParks pediu que não sejam publicados vídeos ou fotos nas redes sociais.
“Quando o avô tentava ajudar a criança, o elefante se virou e pisou nele, antes de ir embora”, descreveu a polícia, informando que o menino ficou com uma das pernas ferida.
O Parque Nacional Kruger é uma das maiores áreas de proteção ambiental do planeta, abrangendo uma extensão de 20.000 km². Durante os safáris, é estritamente proibido sair do veículo, exceto em locais sinalizados. Incidentes envolvendo elefantes são frequentes na área. No ano de 2021, um caçador perdeu a vida devido a um ataque de um elefante dentro do parque. Já no Zimbábue, país vizinho, 50 pessoas faleceram em 2023 em decorrência de ataques de animais selvagens, com ênfase nos elefantes.
*Com informações da AFP / UOL