Em entrevista à rádio online do jornal O Imparcial, Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís, revelou que a capital maranhense estimou a visita de 250 mil pessoas neste Carnaval.
Com o fluxo de visitantes, a economia local deve movimentar mais de R$ 100 milhões. Isso consolida a festa uma das mais importantes para fazer a roda girar na cidade.
Segundo Saulo, a prefeitura tem mobilizado o setor turístico para promover o município dentro e fora do Brasil. Ele conta que São Luís esteve em mais de 50 feiras de turismo desde o final de 2024.
“Entre os projetos desenvolvidos, podemos citar a participação de São Luís desde o final do ano passado em diversas feiras de turismo, já posicionando o carnaval como um grande produto turístico de nossa cidade. Tanto que a expectativa, somando os meses de janeiro, fevereiro e o período do carnaval, é de mais de 250 mil turistas, que vão injetar mais de R$ 100 milhões na economia local, gerando emprego e renda para toda a população, tanto de forma direta quanto indireta”, disse Saulo Santos.
QR Code: facilidade para o turista
A implementação de QR Codes é uma das estratégias tecnológicas da Setur de São Luís. Tais códigos ajudam o turista que quer se situar na cidade durante o Carnaval.
“Estamos usando a tecnologia a nosso favor. Produzimos 250 adesivos com QR Code, espalhados por toda a cidade e também em vans que operam no transporte interno. Com um simples escaneamento, o turista tem acesso ao nosso site, com a programação completa dos eventos e informações úteis”, pontuou secretário ao jornal Imparcial.

Foco no turismo LGBTQIAPN+
O secretário ainda explica o investimento da cidade turismo gay-friendly, garantindo que o destino seja mais inclusivo e receptivo à diversidade.
Junto a entidades especializadas, a Setur lançou um guia específico para o público LGBTQIAPN+ e se filiou à International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA), entidade internacional que fomenta políticas de inclusão no setor.
“No ano passado, a Setur fez uma parceria com entidades voltadas para o turismo e lançou oito guias turísticos. Um deles foi direcionado ao turismo LGBTQIAPN+, mostrando quais locais da cidade oferecem um atendimento voltado à diversidade e inclusão, como hotéis e restaurantes que passaram por capacitação, além de pontos turísticos”, explicou.
‘Ilha preta’
Outro compromisso do turismo de São Luís é trabalhar a representatividade afro da cidade, enquanto detentora do maior quilombo urbano da América Latina, localizado no bairro da Liberdade. Para isso, a Setur lançou o Quilombo da Liberdade, um roteiro exclusivo para divulgar a cultura, à gastronomia afro-brasileira e às religiões de matriz africana.
“Este roteiro se tornou um grande produto da nossa cidade e tem mudado a realidade econômica e social da Liberdade. A cidade precisa reconhecer que São Luís é uma ilha preta”, afirmou Saulo Santos.
“Esse trabalho merece destaque. Perceber que São Luís é uma Ilha preta é essencial para compreender a riqueza cultural que temos”, frisou Saulo Santos.
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