Portugal chegou ao histórico número de 22,8 milhões de turistas estrangeiros em 2018. Os números, que acabam de ser divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), revelam que o aumento foi de 7,5% em comparação com o ano anterior.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências parceiras
O Brasil também registrou número recorde e foi responsável por enviar mais de 1,2 milhão de turistas, ficando em quinto no ranking mundial, registrando um aumento de mais de 13% frente a 2017. Na liderança dos mercados emissores para Portugal, a Espanha continua em primeiro, seguido por Reino Unido, França e Alemanha.
No primeiro trimestre desde ano, as receitas do mercado brasileiro já tinham crescido em cerca de 13% em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados fechados do ano passado, juntamente com os divulgados recentemente, confirmam que o Brasil continua sendo um mercado estratégico para o turismo português, graças ao seu potencial de crescimento.
Veja também as mais lidas do DT
Já os números divulgados pelo Banco de Portugal relativos à Balança de Pagamentos indicam um aumento de 9,7% no saldo do setor de turismo. A receita atingiu a casa dos quase 17 bilhões de euros, e os gastos dos turistas chegaram a cerca de 5 bilhões de euros em 2018.