O governo da Finlândia anunciou que fechou suas fronteiras para turistas russos, em nova escalada para limitar a entrada de cidadãos da Rússia no país, que utilizam a Finlândia como rota para entrar na União Europeia e fugir da guerra contra a Ucrânia. As informações são do Valor Econômico.
A decisão da Finlândia impede que cidadãos russos com visto de turismo para a União Europeia atravessem as fronteiras do país a partir da última sexta-feira (30).
Cidadãos russos ainda podem entrar na Finlândia, que compartilha uma fronteira terrestre de 1.340 quilômetros com a Rússia, por motivos familiares, para fins de estudo ou trabalho. Além disso, dissidentes políticos russos podem tentar entrar no país para fins humanitários.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, a decisão busca acabar “completamente” com o turismo de moradores da Rússia para o país nórdico.
O governo justificou sua decisão dizendo que a chegada de turistas russos na Finlândia coloca em risco as relações internacionais do país, e que a questão foi discutida com lideranças da Ucrânia e outros países.
Haavisto citou preocupações de segurança relacionadas à guerra da Rússia na Ucrânia, os referendos “ilegais” organizados pela Rússia e vazamentos recentes nos gasodutos Nord Stream como decisivos para a decisão.
A partir de 1º de setembro, a Finlândia reduziu o número de vistos – inclusive para fins turísticos – emitidos para cidadãos russos para um décimo da média dos tempos pré-guerra. (Com Valor Econômico)