A Turkish Airlines junto à coordenação do AFAD (Ministério de Desastres do Interior e Presidência de Gerenciamento de Emergências) está se esforçando para auxiliar as vítimas do terremoto devastador na Turquia centrado em Kahramanmaraş, que afetou também cidades vizinhas como: de Kilis, Diyarbakır, Adana, Osmaniye, Gaziantep, Malatya, Şanlıurfa, Adıyaman e Hatay, no início do mês.
Em conjunto a todas as organizações oficiais, como AFAD e Turkish Red Crescent, a companhia aérea garantiu que todas as equipes de busca e resgate e suprimentos de auxílio fossem transportadas às áreas afetadas o mais rápido possível. A Turkish Airlines transportou 238.112 equipes de busca e resgate com 1.324 voos de ajuda, enquanto evacuava seus 230.980 cidadãos da área do terremoto com 1.302 voos sem custos.
Continuando as operações em coordenação com as missões da AFAD e da Turquia, de embaixadas e consulados do mundo todo, a Turkish Airlines transportou 15.648 toneladas de suprimentos de ajuda gratuitamente para as áreas afetadas pelo terremoto, principalmente alimentos, remédios, roupas, geradores, kits de higiene e tendas, em 156 voos de carga. O equivalente a 6.198 toneladas de carga foram transportadas em voos realizados em 77 países, enquanto as 9.450 toneladas restantes foram da Turquia.
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Os 249 funcionários da Turkish Airlines foram voluntários na área, auxiliando nas operações de busca e resgate e entregando ajuda humanitária. Membros da equipe de resgate e combate a incêndios no aeroporto (ARFF) da Turkish Airlines Flight Academy, em Aydın, também participaram das operações de resgate em İskenderun.
Sobre os esforços de ajuda da companhia, o Presidente do Conselho e do Comitê Executivo da Turkish Airlines, Prof. Dr. Ahmet Bolat, declarou: “Com a responsabilidade de ser a transportadora nacional, estamos trabalhando com todos os funcionários, incluindo o AFAD, para curar as feridas causadas pelo terremoto, enquanto 75 mil membros da equipe Turkish Airlines. Dentro dessa estrutura, construiremos um bairro da Turkish Airlines na região com 1.000 casas para os afetados pelo terremoto. Também empregaremos 1.000 mil funcionários de 1.000 famílias afetadas pelo terremoto na Turkish Airlines e suas subsidiárias.
Durante esses tempos em que nos unimos diante de desastres naturais, a Turkish Airlines também doou 2 bilhões de TL, enquanto eu pessoalmente doei meu salário de março de 2023 para esforços de ajuda imediata. Também desejamos estender nossa gratidão aos nossos amigos do exterior por seu grande apoio e ajuda em resposta à crise, juntamente com nossas missões, embaixadas e consulados por sua coordenação, a fim de entregar material de ajuda de outros países para a região afetada com nossos voos de carga. A Turkish Airlines continuará unida aos cidadãos no futuro, assim como esteve com todas as suas capacidades”.
A Turkish Technic e outras subsidiárias participaram dos esforços de ajuda
Outras subsidiárias, como Turkish Technic, participaram dos esforços de ajuda no país, com milhares de funcionários trabalhando juntos para contribuir com as operações de socorro e resgate. Grupos com experiência em primeiros socorros e tratamento imediato foram destinados às áreas do terremoto para participar dos esforços de busca e resgate. Equipes de psicólogos ofereceram apoio psicossocial aos cidadãos afetados pelo terremoto. A Turkish Technic arrecadou aproximadamente 2,3 milhões de TL nas primeiras 5 horas após o terremoto.
Pets também foram transportados
Dispensando a exigência do cartão de vacinação neste processo, a Turkish Airlines também transportou os animais de estimação dos cidadãos das áreas afetadas pelo terremoto sem nenhum custo. A transportadora de bandeira também enviou caixas de transporte para suas estações para que os animais de estimação pudessem ser facilmente embarcados na aeronave.
Voos gratuitos continuam
Desde 7 de fevereiro, a companhia oferece passagem e reserva gratuitas aos afetados pelo terremoto e também aceita cidadãos sem reservas dependendo da disponibilidade da aeronave.
Aos passageiros
Os passageiros podem alterar ou reembolsar seus voos domésticos ou voos internacionais de/para áreas afetadas pelo terremoto entre 6 de fevereiro e 31 de março, desde que tenham sido agendados antes de 9 de fevereiro de 2023.