Com o acordo, a Turquia e o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) introduzirão pela primeira vez um esquema nacional de turismo sustentável
Edição DIÁRIO com agências
A Turquia assinou um acordo de colaboração com o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), a organização líder mundial em certificação de credenciamento de turismo sustentável. A assinatura do acordo marca um passo exemplar em direção à sustentabilidade, pois a Turquia se torna o primeiro governo do mundo a assinar um acordo para desenvolver um programa nacional com o GSTC.
Veja também as mais lidas do DT
Na primeira fase do acordo serão definidos os critérios do programa nacional e as empresas de inspeção receberão treinamentos. A partir da primeira semana de fevereiro, as partes interessadas do turismo turco também participarão do programa. A primeira etapa do programa, prevista para ser totalmente concluída até 2030, entrará em operação em 2023. E a segunda etapa será realizada de forma gradual em 2025. Em 2030, todos os padrões internacionais serão atendidos.
O acordo também atingirá os objetivos do Acordo de Paris, assinado pela Turquia no final do ano passado. A partir de 2022, a Turquia lançou uma transformação rumo à sustentabilidade na indústria do turismo e a colaboração com o GSTC destacará o país como um forte concorrente no cenário internacional, além de ajudar a Turquia a acompanhar as tendências internacionais do turismo.
A indústria do turismo turca será reestruturada com o acordo de 3 anos assinado com o GSTC, que estabelece os melhores e mais difundidos padrões em turismo sustentável.
A Turquia tomou uma extensa série de medidas em relação ao transporte, acomodação, alimentação e bebidas e instalações para congressos, bem como as condições de bem-estar e saúde dos passageiros/hóspedes e funcionários com o Programa de Certificação de Turismo Seguro, implementado em 2020 e o primeiro desse tipo no mundo. Até agora, quase 12.000 instalações receberam a Certificação de Turismo Seguro.
No âmbito do programa, a indústria do turismo estará sujeita a normas seguras e sustentáveis, especialmente as instalações de alojamento e a partir de abril de 2022, as instalações de alojamento começarão gradualmente a implementar práticas sustentáveis.
PC