A sustentabilidade no setor de eventos brasileiro avança com uma iniciativa inédita: a Consulta Pública ESG Pulse para Eventos, aberta até 20 de dezembro de 2025. A ação é liderada pela ESG Pulse, plataforma nacional de certificação e verificação ESG para eventos, destinos e empreendimentos turísticos, e conta com o apoio institucional da Unedestinos (União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O projeto propõe a validação colaborativa de métricas ESG internacionais, ajustadas à realidade brasileira, a fim de criar uma régua de sustentabilidade acessível, prática e auditável para diferentes tipos de eventos — de feiras e convenções a shows e festivais.
“A Unedestinos acredita que a consolidação de práticas ESG em eventos fortalece o posicionamento dos destinos e amplia a competitividade do país. Por isso, apoiamos essa consulta como uma etapa essencial para padronizar critérios ESG Pulse em eventos, estimulando a transparência sobre o impacto do nosso trade”, destaca Toni Sando, presidente da Unedestinos.
Segundo dados da ABEOC Brasil e do Sebrae, o país realiza mais de 500 mil eventos por ano, o que evidencia o potencial transformador do segmento. A adoção de práticas sustentáveis pode gerar impactos ambientais, sociais e econômicos significativos, mesmo em ações de pequena escala.
Para Hélio Brito Jr., fundador da ESG Pulse, o envolvimento do setor é essencial:
“Depois de dois anos de testes e mais de 200 eventos medidos, entendemos que o próximo passo era abrir o diálogo. A consulta pública é o convite para que o setor inteiro participe da criação dessa, que será a régua brasileira de sustentabilidade em eventos.”
Além de contribuir com sugestões e experiências, os participantes poderão integrar a Galeria de Colaboradores, espaço que reconhecerá publicamente profissionais e entidades que ajudarem a construir o modelo nacional de sustentabilidade para eventos.
Como participar
Período: 21 de outubro a 20 de dezembro de 2025
Acesso: consultapublica.esgpulse.global
Participação: gratuita e aberta a profissionais, empresas e entidades do setor de eventos




