Comitiva do governo do Uruguai vem ao Brasil para promoção da marca do país, Uruguay Natural. Evento será realizado dia 18 de agosto, em São Paulo
Com foco nas regiões Sul e Sudeste, o intuito é aumentar o número de turistas provenientes dessas regiões. Além disso o turismo uruguaio quer reforçar relações fronteiriças binacional e promover investimentos para o setor, por meio de benefícios fiscais e benefícios direcionados para turistas estrangeiros, tais como IVA zero em hotéis, descontos de IVA dentro da gastronomia, aluguel de automóveis, dentre outras modalidades. Tudo isso são prioridades para a temporada de verão 2022/23, informa nota do governo enviada ao DIÁRIO.
Atualmente mais de 60% dos turistas que visitam o Uruguai são argentinos e apenas 20% brasileiros, esses números vão na contramão de períodos anteriores a pandemia, em que o Brasil foi o segundo emissor de turistas ao país.
Veja também as mais lidas do DT
Por conta dos anos de pandemia, o número de visitantes brasileiros ao Uruguai apresentou uma queda de 37%. Durante o primeiro semestre de 2022, o país recebeu mais de 900 mil visitantes, que gastaram mais de U$S 650 milhões. No período chegaram ao vizinho aproximadamente 141 mil de nós, enquanto no mesmo período de 2019 foram mais de 220 mil.
Buscando melhorar esses números, a ordem agora é diversificar. Nesse momento, autoridades uruguaias do turismo se organizam para participar de uma ronda de ações em São Paulo, que busca estreitar os laços com empresários do turismo, profissionais do setor, jornalistas e influenciadores.
O próximo evento ocorrerá no dia 18 de agosto, no restaurante de comida típica do país, El Tranvía, localizado em São Paulo, e terá rodada de negócios entre empresários do setor uruguaio e brasileiro, apresentações para profissionais do turismo e um coquetel para uma confraternização entre todos os presentes, onde serão apresentados produtos originais do vizinho como vinho, carne, doce de leite, queijo, além da diversidade de experiências turísticas.
Nas rodadas de negócios, mais de 15 empresas de turismo, incluindo hotéis, agências e destinos turísticos, estarão disponíveis para apresentar projetos e notícias aos agentes e operadores turísticos. A companhia aérea GOL, que liga o país a São Paulo, também estará presente.
Haverá apresentações de importantes departamentos uruguaios, como Maldonado, Montevidéu e Colônia, assim como os empreendimentos Enjoy Punta del Este, hotel The Grand e Sheraton Colônia.
Além do ministro de Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, e o diretor Nacional de Turismo do Uruguai, Roque Baudean, também confirmaram presença a presidente da Câmara Uruguaia de Turismo, Marina Cantera, e o ex-jogador da celeste e do São Paulo, Diego Lugano.
Agenda do Uruguai
Dentro da agenda da marca país estão eventos como Festuris, em Gramado (RS), ABAV Expo, em Olinda (PE), BTM, em Fortaleza (CE) e o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Desde o início do ano o país vem marcando presença em eventos de turismo que ocorreram por aqui, bem como realizando capacitações sobre o destino para agências e operadoras de turismo em localizações estratégicas brasileiras, além da realização de convênio com grandes operadoras e o governo.
Atualmente, a atividade turística uruguaia representa em média 7,68% do Produto Interno Bruto do país, empregando cerca de 118 mil pessoas, de acordo com a Pesquisa Domiciliar Contínua realizada pelo Instituto Nacional de Estatística do Uruguai.