Paolo Petrelli defende uso da IA para eliminar tarefas repetitivas e melhorar atendimentos personalizados
por Bruno Almeida, especial para o DIÁRIO*
Em um tempo em que cada vez mais queremos entregar mais tarefas em menos tempo, sermos mais produtivos e ter mais resultados financeiros, o setor do turismo está andando na mesma velocidade em que as competências de mercado evoluem? É com essa provocação que o consultor em inovação Paolo Petrelli introduziu sua palestra “IA, Estratégia e Futuro aplicada a Negócios sem complicação” na 10ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, nesta segunda-feira (1), na capital paulista.
Petrelli afirma que o brasileiro já se acostumou ao uso da inteligência artificial de modo geral. “Ela tem o poder de mudar a regra do jogo. E isso já aconteceu. A IA já faz parte de uma transformação cultural”, declarou o consultor ao defender o uso de ferramentas para o turismo em diversas áreas: marketing, comercial, logística, treinamento e finanças, por exemplo.
Para o consultor, o setor do turismo pode ser transformado se a IA for utilizada para a realização de tarefas repetitivas, “aquelas que você fazia e você levava dois dias para criar uma planilha, ou um dia para fazer uma apresentação. Ou até mesmo, eu chego numa recepção do hotel e o recepcionista pede meu CPF, pede a minha documentação, pergunta da onde eu venho. A IA ajuda a fazer esse trabalho de você tratar ele melhor. Você perguntar sobre ele, como foi a chegada dele, o que ele deseja fazer na cidade”.

Segmentação acabou
Petrelli entende também que a era da segmentação de clientes no turismo acabou. “Entramos na era de personalização”, ele explica, dizendo que não basta mais que o atendimento a viajantes se limite a frases prontas para grupos com perfis parecidos. Agora o cliente quer que a empresa de turismo saiba suas informações mais pessoais para a experiência inclua recomendações e serviços individuais – e o consultor defende que a possibilidade trazida pela IA para estruturar dados dos viajantes impulsionará o trabalho realizado pelas empresas do setor. “Você tem ouro na mão para treinar o melhor agente para vocês”, afirma.
Ele exemplifica uma forma de usar a IA para empresas de turismo: “ao longo do mês, depois de 200 interações que eu tive com meus hóspedes, mostre-me onde eu não consegui atendê-lo. Mostre-me quais foram os maiores problemas que eles encontraram e eu não consegui solucionar. Mostre-me quais diferenciais eles buscaram na minha empresa e eu não consegui oferecer com base na concorrência e para quem eu os perdi para a concorrência”.
10º Expo Forum Visite São Paulo
O Expo Fórum Visite São Paulo chega a sua 10ª edição com o tema “Turismo com Propósito”. O encontro acontece no WTC Events Center e traz uma programação de palestras e a exposição de destinos paulistas.
*Equipe do DIÁRIO – Felipe Maresca, Cecília Fazzini, Aurora Ayres e Paulo Atzingen





