“Vai ser a melhor ABAV Expo do Brasil”, garante secretário de Turismo do Distrito Federal

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A ABAV Nacional e o Governo do Distrito Federal realizaram coletiva de imprensa nesta quarta-feira (28) para falar sobre a 51ª edição da ABAV Expo, considerado o maior evento do Turismo da América Latina. O DIÁRIO participou para detalhar em primeira mão como será o evento deste ano.

Haverá uma área total de mais de 30 mil metros, 198 estandes com 1500 marcas, 22 países, 27 estados e 15 municípios, espaço de operadoras com 36 empresas, programa de compradores com 22 participantes, entre outros. Confira a matéria completa!

*Por Clara Ribeiro

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A maior feira de Turismo da América Latina, a ABAV Expo, deixa a rota Rio-São Paulo e desembarca em Brasília cheia de expectativas. O objetivo do evento é mostrar as novidades e tendências do setor, em um ambiente de negócios, proporcionando relacionamento e capacitações para agências de viagens e profissionais da área.

Durante a coletiva, foram apresentadas as novidades da ABAV Expo 51, trazendo para perto o debate sobre o cenário de oportunidades e como as diversas conexões tanto nacionais quanto internacionais estarão presentes.

A presença de Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, estava confirmada para o evento, porém, não compareceu e foi representado por Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal.

Benefícios de sediar a ABAV Expo

Com a palavra, Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional, adiantou valores de retorno com a realização do evento e as vantagens para Brasília. “Sendo bastante conservadora, haverá uma injeção de 30 milhões de reais de gastos, tais como hospedagem, transporte, alimentação, trazidos por conta da feira. Trazendo também empregos e geração de renda. A feira tem sido precursora de retorno nos próximos 6 meses para o turismo. As pessoas buscam aquela cidade anfitriã para ser o seu destino de lazer e negócios. Tenho certeza que Brasília terá esse retorno pós-feira imediato, não só do turismo, mas também de imposto e emprego. Essa é a grande virada que a ABAV traz para a cidade sede”, ressaltou Ana.

Jerusa Hara, diretora executiva da ABAV Nacional, também reforçou o potencial que a ABAV Expo tem de gerar lucro para o município que a recebe. “Esperamos 30 mil pessoas, sendo 10 mil de fora de Brasília [por dia]. A média que as pessoas gastam por dia é de mil reais, entre hospedagem e alimentação. 46% da feira é formada por agentes de viagens, esse é o potencial da ABAV. O nosso evento deixa resultado futuro, pois o agente vai vender esse destino posteriormente à feira. O destino anfitrião passa para o top 5 de vendas entre os nossos associados”, revelou.

Segundo Jerusa, o objetivo da feira é que o turismo se desenvolva ainda mais. “Temos 2232 associados entre agências de viagens, operadoras, consolidadoras e receptivos, que geraram em 2023 34% bilhões em vendas. Para se ter ideia, 92% dos cruzeiros são vendidos por agentes de viagens. 55% de tickets aéreos são vendidos por agentes… Essa é a importância do agente de viagens para a cadeira do turismo”, pontuou a diretora executiva.

Jerusa Hara, diretora executiva da ABAV Nacional
Jerusa Hara, diretora executiva da ABAV Nacional (Foto: Reprodução / Youtube)

Números da 51ª edição e atrações

Jerusa Hara trouxe dados sobre a edição, acrescentando que haverá diversos países presentes que nunca estiveram na ABAV Expo antes. De acordo com ela, tais nações marcarão presença justamente porque o evento acontecerá em Brasília, representados por seus secretários, ministros e demais gestores políticos.

“O que esperamos em números da feira é uma área total de mais de 30 mil metros, 198 estandes com 1500 marcas, 22 países, 22 estados e 15 municípios, espaço de operadoras com 36 empresas, programa de compradores com 22 participantes, entre outros. Grande público que vai gerar retorno”, adiantou.

Ela detalhou o espaço “ABAV Talks”, no qual terá capacitações tratando de temas desde afroturismo, turismo 60+, direito do consumidor, turismo cívico, treinamentos para nossos expositores, etc.

Outra novidade será o “Buyers club. “Vamos trazer 60 compradores internacionais de 13 países do segmento MICE com 20 grandes empresas para conhecer a cidade. Eles vão ter a oportunidade de conhecer Brasília, roteiro com espaços para eventos e pontos turísticos. Vão trazer seus eventos para gerar outros resultados para o município”, explicou Jerusa Hara.

“Esse ano vamos fazer um grande lançamento que é a jornada do turismo 20/30, é um evento dentro do evento. Seminário voltado para a sustentabilidade”, frisou.

Desafio ABAV

De acordo com a diretora executiva da ABAV Nacional, um questionário determina o perfil do visitante da ABAV Expo 51, o qual vai compor o “Ddesafio ABAV”. A partir das respostas, o usuário poderá visitar os expositores que mais interessam a ele, tendo oportunidade de participar de forma interativa, com redes sociais, etc, e aprender mais sobre eles. “À medida que o vistante avança e junta pontos, troca por recompensas em uma loja do Desafio ABAV. Quem cumpriu a trilha pode trocar por benefícios”, contou Jerusa Hara.

Cristiano Araújo, secretário de Turismo do Distrito Federal

Brasília tem sediado eventos de diversas categorias nos últimos meses. Salão do Turismo, Brasília Moto Week, Brasília Boat Show estão entre eles.

Sobre o Brasília Boat Show, especificamente, Cristiano Araújo, secretário de Turismo do DF, ressaltou a importância de, com ele, poder ativar o lago Paranoá. “O lago tem que ser celeiro para levar grandes eventos, com pesca esportiva e esportes aquáticos. Temos uma particularidade: 120 dias por ano sem chuvas, isso favorece demais a ativação do lago, com eventos esportivos naquele local. Lançamos o Rally dos Sertões, que partiu aqui de Brasília”, disse.

“Agora vamos fazer a ABAV Expo como um desafio, foi um desejo do nosso trade, ‘vamos ver como é o sentimento do setor, das pessoas que operam o turismo e surgiu a ABAV’. Houve muitas conversas, sempre fica entre Rio e São Paulo e conseguimos fazer essa captação”, comemorou Araújo.

ABAV Expo: divisor de águas e acerto para o governo

“A ABAV é um divisor de águas pelo tamanho da feira, mas também pelo fluxo B2B, com expectativa receber 10 mil pessoas por dia focadas em turismo, como operadores, agentes, hoteleiros, empresários, etc. Além disso, acreditamos nesse legado que é o posterior à feira, para vender mais pacotes, trazer dinheiro novo, incrementar a nossa economia, ao nosso caixa GDF”, refletiu Cristiano Araújo.

Segundo o secretário, conseguir levar a ABAV Expo para Brasília é sinônimo de sucesso. “Turismo é indústria limpa, economia sustentável. estamos muito felizes, é um acerto para o governo, do ponto de vista de mídia, exposição, econômico. A ABAV é uma feira que por si já se paga o investimento em 5 vezes mais. No legado posterior vamos colher os lucros. Entendemos que é um projeto de governo e tenho certeza que vai ser a melhor ABAV do Brasil. As pessoas vão comentar isso. Em 2026 ela volta para cá. Em 2028 ela volta também”, celebrou o secretário.

Brasília está preparada?

“A cidade está preparada, viemos realizando grandes eventos para chegar nesse evento grandioso que é a ABAV. O governador Ibaneis vai estar lá porque sabe a importância para a Brasília e para o governo”, garante Cristiano Araújo.

Sobre o investimento feito pelo governo do Distrito Federal para trazer a feira, o secretário revelou ser de R$ 7 milhões e a expectativa de retorno de no mínimo 30 milhões de reais. “Esperamos receber 10 mil turistas por dia, 30 mil turistas ao todo, gastando cada um mil reais, ou seja, 30 milhões no final. Mas é número extremamente conservador. Acho que vamos lucrar mais que isso”, finalizou.

Na coletiva, Araújo foi questionado sobre os novos voos diretos de Brasília a alguns destinos, como Peru, Colômbia, Itália e França, e como o governo está trabalhando para importar turistas destes locais, e não só exportar.

“O primeiro ingrediente para fazer turismo é estar conectado. Com voo direto é mais fácil de trazer turista. Temos feito política agressiva para a capacitação desses voos diretos. O setor está crescendo, vamos receber 250 mil turistas estrangeiros. Total de que vai e que volta são 600 mil. À medida que tem novos voos, para Itália, França, Bogotá, Cancun, isso ajuda a trazer o turista. Consegue o voo, as ativações, os press trip, fomentando o destino e agregando para a nossa cidade”, declarou o gestor.

Serviço | ABAV Expo 51

No site da ABAV Expo, segundo Jerusa, há um setor de benefícios e parceria, onde pode-se encontrar tarifas diferenciadas para quem for visitar o evento, entre passagens aéreas, alimentação, hospedagem, além de passeios. Vamos também ter rotas de ônibus para os visitantes acessarem a feira.

“Aqui em Brasília, pelas características, por conta do interesse da população, vamos abrir a feira para o consumidor final. A entrada será solidária com reversão para o Médicos sem Fronteiras”, contou Jerusa Hara.

  • Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF
  • Data: 26 a 28 de setembro
  • Horário: das 13h às 20h
  • A cerimônia de abertura da ABAV Expo ocorrerá um dia antes da feira em si, na quinta-feira (25 de setembro), no Ulisses Guimaraes.
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