Nesta sexta-feira (25), um grupo de estudantes da Universidade da Flórida (EUA) viajará ao Vale do Jequitinhonha (MG) para participar de um programa que envolve arte e sustentabilidade. Serão doze jovens de países como Estados Unidos e Coreia do Sul, que realizarão diferentes tipos de atividades, entre elas a pintura dos muros das comunidades da região com tinta extraída direto da terra.
Desenvolvido pela Raízes Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Brazil Eco Travel, o roteiro começa nesta sexta e vai até a próxima terça (29). Durante a viagem, os jovens turistas terão contato direto com a cerâmica e produção de artesanatos da região, além de aprender a fazer a tinta direto da terra. Isso sem contar a hospedagem, oferecida pelas artesãs através dos receptivos familiares.
“Conseguimos uma parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) e a educadora Onésima Mourthé vai acompanhar todo o processo. Estudantes e artesãs vão aprender a fazer a mistura, fixar a tinta na parede e junto com a comunidade escolher os muros que vão pintar. Será uma troca de experiências e culturas muito interessante”, conta Mariana Madureira, sócia da Raízes.
Veja também as mais lidas do DT
Este é o segundo roteiro da Raízes voltado para trabalho voluntário e o primeiro com estrangeiros na região. Segundo Mariana, é mais uma oportunidade para abrir portas a um novo jeito de fazer turismo no Brasil.
“Desde o início do nosso trabalho de Turismo de Base Comunitária a gente quer fazer um roteiro para estrangeiros. No Brasil não existe a cultura de viajar para fazer trabalho voluntário como em outros países do mundo. Essa viagem é a oportunidade de oferecer uma experiência nova para quem vem de fora e esperamos que ela inspire mais brasileiros a praticar esse tipo de turismo”, afirma Mariana.
AV