Com o aeroporto internacional de Porto Alegre fechado por tempo indeterminado, há sete terminais funcionando em todo o estado do Rio Grande do Sul
REDAÇÃO DO DIÁRIO
O principal aeroporto do Rio Grande do Sul, Salgado Filho, em Porto Alegre, segue fechado desde o dia 3 de maio, quando as enchentes tomaram grandes proporções na capital gaúcha. O terminal está alagado desde então, em uma situação caótica e sem previsão para ser reaberto.
Veja também as mais lidas do DT
Dessa maneira, há ao todo sete aeroportos operando normalmente no estado. Eles estão funcionando como base para o reabastecimento de aeronaves que atuam em resgates de sobreviventes. Além disso, operam para receber aviões com donativos.
Na cidade de Passo Fundo, por exemplo, há o segundo maior terminal do Rio Grande do Sul, o Aeroporto Lauro Kurtz, que agora é essencial nas rotas RS-SP principalmente.
“O Aeroporto de Passo Fundo tem tido uma importância estratégica na ajuda aos municípios afetados pelas chuvas. Com a união de empresários e voluntários que colocaram à disposição aeronaves e helicópteros, estão saindo mantimentos indispensáveis para o atendimento emergencial a pessoas abrigadas, como alimentos, água, medicamentos e materiais de higiene”, destaca o diretor do Departamento Aeroportuário, Marcelo de Canossa Macedo, conforme publicado no jornal Correio do Povo.
Na lista também há o Aeroporto de Rio Grande, reaberto na última sexta-feira (10) justamente para operações de resgate aéreo e voos humanitários. Antes disso ele estava fechado por conta de obras em sua infraestrutura.
Além dos aeroportos citados na matéria: Passo Fundo e Rio Grande, outros terminais estão funcionando normalmente no Rio Grande do Sul, veja: Santo Ângelo, Torres, Capão da Canoa, Canela, Erechim e Carazinho. Todos eles são gerenciados pela Selt.
Leia também:
Vídeo: água sobe mais e atinge aviões no Aeroporto de Porto Alegre